domingo, fevereiro 18, 2024

 

Não tenho tempo…

 

Um amigo, evangélico, contou-me que precisou de oração num momento de profunda dor. Ligou ao pastor, mas não havia ninguém para orar com ele. Faltava tempo, havia mil e uma atividades. Este amigo, aflito, ligou a uma pastora no seu país natal e ela, apesar de estar num velório, conseguiu ter tempo para ele.

Isto passou-se com evangélicos, mas podia muito bem ter acontecido na Igreja Católica. Ou até com cada um de nós, na nossa vida familiar. Quantas vezes, dizemos que não temos tempo para o irmão que precisa de ajuda? Corremos, fazemos muito, mas será que o que fazemos é o mais importante?

Por exemplo, na Igreja faltam muitos trabalhadores para a messe (Mt 9, 38). Muitas vezes corremos muito, somos multitarefa, mas não oramos o suficiente. A nossa intenção é boa: queremos ajudar, dar resposta à missão, ao chamamento de Deus. O problema é que não paramos como Jesus para escutar o Pai (Mt 14, 23), para perceber realmente o que Deus quer de nós.

Com isto vamos deixando para segundo (ou terceiro, ou quarto…) plano o irmão que está ferido, em desespero, e que se calhar só precisava de 5 minutos para dizer o que lhe vai na alma. Nem sequer o olhamos nos olhos para ver a sua dor...

Nesta Quaresma devemos parar. Parar como nunca o fizemos antes. Como se fosse a nossa última Quaresma, como dizia uma amiga há uns dias. E no silêncio e na quietude perceber onde Deus – e não eu – quer que utilizemos o tempo que Ele nos dá. Deixo-vos este desafio, que também é meu. Pois também eu preciso de parar e escutar. 



2 comentários:

Larissa Pereira dos Santos disse...

Olá Maria João
Achei seu blog por acaso,
E amei
Sim muitas vezes sinto que não tenho tempo para meus irmãos, foi ótimo ler seu texto, aprendi tanta coisa.
O tempo é precioso e como diz nossa querida irmãzinha Santa Teresinha do Menino Jesus: Só temos o curto instante da vida para dar ao Bom Deus.
Obrigada pela partilha.
Abraços carinhosos, Larissa.

Maria João disse...

Olá!

Beijinhos.

Muitas bençãos de Deus,
Maria João