sexta-feira, fevereiro 23, 2024

 Misericórdia, pede-nos Jesus!


Estava a passar na rua e vi uma senhora a refilar com um senhor que estava a urinar num cantinho, a tentar não ser visto. É daquelas situações em que se a senhora não falasse alto, ninguém iria dar por aquele homem.

“Por que não vai à casa-de-banho de casa?”, perguntava. Quando olhei, percebi que o senhor, muito envergonhado, tinha ar de quem não devia ter um teto para dormir. Os olhos tristes, a roupa meio suja… E, infelizmente, tinha razão. É um sem-abrigo.

Esta cena fez-me lembrar a passagem de hoje do Evangelho: “Se a vossa justiça não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis no Reino do Céu.” (Mt 5,20)

Porquê? Porque aquela senhora – que somos nós, muitas vezes - olhou para a regra sem misericórdia. Não pensou que aquela pessoa não ia à casa-de-banho de casa porque não tinha um teto ou porque, se calhar, tinha um problema de saúde que o impedia de aguentar até casa.  

Com esta mania que temos de olhar para a lei nua e crua, sem ter em conta o espírito da lei, cometemos imensas injustiças e humilhamos os nossos irmãos em Cristo. Lembremos o exemplo do sábado para os judeus. Levavam tão à letra a lei que até achavam que não se podia curar ao sábado ou que havia impuros e puros.

Jesus tinha sempre um olhar misericordioso. Aliás, se se reparar, reagia de forma mais rígida com os fariseus e doutores da Lei, que se achavam os puros, do que com os cobradores de impostos ou as mulheres adúlteras.

Como somos esta senhora muitas vezes, resta-me rezar: Jesus, enche-nos com a Tua Misericórdia para que, mesmo na correção fraterna, não esqueçamos que por detrás de um erro pode haver uma pessoa em sofrimento, que precisa de ajuda. Sabes como as palavras saem disparadas da nossa boca… Dá-nos autocontrolo e, sobretudo, olhos misericordiosos. Ámen.


 

2 comentários:

Larissa Pereira dos Santos disse...

Olá Maria João
Também quero ter olhos misericordiosos como os de Jesus.
As vezes tbm vejo pessoas nas ruas em triste situação
É isso que nos mostra se imitamos a Jesus ou não.
Obrigada pela visita
Abraço e bom fds.

Maria João disse...

Beijinhos.