sábado, janeiro 27, 2024

 

Yoga e reiki não são práticas cristãs

 


Estas palavras do título geram sempre grande confusão. Quer um como outro são bem aceites na sociedade – o reiki até é opção em hospitais – e quem experimenta diz que fazem maravilhas. Alivia o stress, minimiza a dor, etc., etc.

Uns padres/religiosos/leigos dizem que o cristão não deve enveredar por estas coisas, outros dizem que não há qualquer mal, outros ainda, são indiferentes. Em que ficamos?

O melhor é olhar para o que é o yoga e o reiki e comparar com o que nos diz a Palavra de Deus.

Yoga: De acordo com os textos hindus (uma religião de vários deuses) yoga, nas suas diferentes escolas, tem o objetivo de alcançar o Samádhi, a Iluminação da Consciência. Em suma, está ligado a uma filosofia de pensamento e de comportamento esotéricos. Os exercícios são uma parte de oito passos para se chegar a essa Iluminação. Daí um dos exercícios se chamar ‘saudação ao sol’…

Reiki: Os praticantes usam a imposição de mãos para transferir "energia vital universal" (qi) para o paciente com fins curativos. O mentor do reiki acreditava ter tido uma revelação mística e são usados símbolos …O mais poderoso é o Dai ko Myo e, segundo os mestres de Reiki, “eleva a frequência vibracional e facilita o acesso ao mundo espiritual”. Os padres exorcistas já tiveram de tratar casos graves vindos desta dita energia e mundo espiritual…

Isto é apenas um resumo minimalista, mas percebe-se que são campos ligados ao mundo esotérico e de mais do que um deus. O facto de saber bem, inicialmente, não significa que seja bom. Quantas coisas sabem bem e parecem boas e acabam por trazer coisas graves mais tarde?

Deus deu-nos outras coisas onde podemos ir buscar paz, tranquilidade e, por conseguinte, menos mal-estar físico e mental. Exemplo disso é a oração, inclusive em silêncio, a meditação da Palavra de Deus, a Adoração ao Santíssimo, todos os sacramentos, nomeadamente Unção dos Enfermos (não é apenas para quem está a morrer, mas para quem está doente).

"Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por minha causa, há de encontrá-la. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem em troca da sua vida?” Mt 16, 25-26


Sem comentários: