domingo, janeiro 07, 2024

 

Será que aprisionas Deus dentro de ti?

 


Ao ler a Meditação do Padre Pedro Rodrigues sobre o Evangelho de hoje  (Mt 2, 1-12), algo me tocou profundamente. Os religiosos sabiam que o Messias viria de Belém, mas o anúncio dos magos não os desinstalou, não os levou a ir ter com Jesus. Será que nos acontece o mesmo?

O padre diz-nos: “Não nos podemos fechar nos nossos conhecimentos.” (in Liturgia Diária) Na sua meditação alerta para o facto de que, desde que Jesus nasceu, apenas os mais pobres e desprezados da sociedade é que O reconheceram. Os pastores, considerados impuros, os magos (astrónomos, diríamos hoje), que eram estrangeiros… Por outras palavras, aqueles que não se encaixavam nos cânones previstos na cabeça dos religiosos, que se consideravam donos da Lei  e da Palavra de Deus.

E nós, que nos dizemos cristãos? Será que fazemos o mesmo, ainda que inconscientemente? Será que achamos que a Palavra de Deus e o Seu Amor e Misericórdia são apenas para aqueles que “merecem” aos olhos humanos? E será que nos fechamos nos nossos conhecimentos, no nosso hábito de ir à Igreja e de rezar uma ou outra oração, sem nos importarmos com a sede de Amor e de Perdão dos nossos irmãos?

Jesus, peço-Te, pela intercessão da nossa Querida Mãe, que a Tua Palavra nos desinstale, nos leve a ir ter com os outros, escutando-os na sua dor, nas suas dúvidas, nas suas críticas. E a partir dessa ida às periferias – sobretudo, as existenciais – possamos mostrar o Teu Santo Rosto a todos, sem rótulos, sem exceções. Ámen.



Sem comentários: