quinta-feira, março 28, 2019



 “Jesus, tenho uns sapatos novos!” – A oração pura de uma criança





“Jesus, tenho uns sapatos novos!” As palavras são de uma menina pequena que entra na Igreja e que, perante o altar, mostra para Jesus aquilo que para ela é o mais importante no momento. Esta história foi contada pelo diácono António quando fiz o Seminário de Vida Nova no Espírito. Já lá vão uns anos mas nunca mais me esqueci. Lembro-me de o diácono nos dizer que, naquele momento, aprendeu a orar.

Lembro-me muitas vezes desta história quando estou em oração, principalmente quando entro dentro de uma Igreja. Sorrio muitas vezes, olhando para Jesus no sacrário, perguntando-lhe: “Quais são os sapatos novos que te quero mostrar?”

São muitos, obviamente. Mesmo na dor, quando as lágrimas escorrem pelo rosto, posso agradecer pela vida, por Ele me dar força para superar aquele momento, por ter comida, água, uma cama para dormir, emprego… E, acima de tudo, por ter um filho maravilhoso, a melhor prendinha que Jesus me deu na vida.

A oração desta menina faz-me lembrar como, muitas vezes, torno os momentos com Jesus num autêntico monólogo monótono em vez de optar pela simplicidade e por palavras simples e sinceras, mostrando claramente o que vai cá dentro. Jesus sabe o que se passa cá dentro, mas gosta de nos ouvir. Ele também sabia dos sapatos novos da menina, mas como deve ter sorrido quando a ouviu falar!?

Já a Palavra de Deus nos exorta:

“Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.” Mt 6, 7-8

Enfim, resta-me pedir: “Senhor, ensina-nos a orar!” Lc 11, 1



Sem comentários: