quarta-feira, março 28, 2007

A Misericórdia de Deus é Infinita

O ser humano tem uma tendência terrível para achar que os outros estão perdidos e que jamais poderão encontrar Deus. És toxicodependente? És prostituta(o)? És alcoólico? És leviano? Só vives para ti? Não acreditas em Deus? Muita coisa serve para se dizer a famosa frase: "Está perdido!".

Não sei o que pensam, mas eu não acredito neste discurso catastrófico. Como cristã não quero acreditar, porque, como diz a Palavra de Deus, "Eu não vim chamar os justos e, sim, os pecadores arrependidos." (Mt 9, 13) Se olharmos para os exemplos que a Bíblia nos dá e para o nosso próprio dia-a-dia vemos que há muitas pessoas que estavam perdidas, sem rumo e que encontraram Deus. Nem sempre é preciso ser crente desde pequenos.
Afinal, Deus veio para nos salvar a todos ou não?

Para a próxima, quando virmos "um caso perdido" pensemos que é, principalmente, nesse rosto que está Jesus. Por que é essa pessoa que precisa de ajuda. Ao Pai nada é impossível e todos podem ser chamados a segui-Lo, nem que seja já quase no final da vida. A Sua Divina Misericórdia e o Seu Amor são abundantes. Ultrapassam todas as barreiras deste mundo imperfeito. E se pensarmos bem, os maires santos foram pessoas que tiveram vidas consideradas perdidas. Vejam o caso de S. Paulo que perseguia os cristãos e estava presente na sua condenação à morte.

Nesta altura da Quaresma, Jesus relembra-nos que é o"Caminho, a Verdade e a Vida" e que quer dar-nos uma mão. E Ele quer que sigamos o Seu exemplo de Amor e Misericórdia. Santa Faustina relembra-nos isso no seu Diário. Jesus falou-lhe da importância de confiarmos na Sua Dolorosa Paixão. Jesus chegou a dizer-lhe isto: "Quanto maior o pecador, tanto maiores direitos tem à Minha misericórdia" (Diário da Santa Faustina, 723).

Para a próxima, pensemos duas vezes nos casos perdidos e peçamos ao Pai que encha os corações dessas pessoas de Amor e Misericórdia. Penso que seria importante pensar nisto, porque, quantas vezes, não somos nós cristãos a apontar o dedo e a dizer "Está perdido!"...



PS: O Diário de Santa Faustina fala de alguns pedidos de Jesus, como rezar o Terço da Misericórdia, a novena que começa na Sexta-Feira Santa, a Festa da Misericórdia a seguir à Páscoa, entre outras coisas divulgadas pelo Papa João Paulo II. Se quiserem saber mais vão a http://rosariopermanente.leiame.net/devocoes/misericordia.php.

14 comentários:

Danilo disse...

Nossa soberba é tão grande que às vezes pensamos que nossos pecados são maiores que Deus.

André A. Correia disse...

É bem verdade o que escreve, Maria João. Não julgar para não ser julgado é uma atitude que procuro sempre manter na minha vida - com muita dificuldade,não o escondo.

Agora que estamos às portas de Semana Santa, peço ao Senhor Ressuscitado que nos ajude a caminhar com Fé, Esperança e acima de tudo com Caridade para a Sua Páscoa. Que este tempo nos seja a todos favorável.

sedente disse...

A partir da Sexta-feira Santa, inicia-se a novena de preparação para a festa da Misericórdia Divina (2º Domingo da Páscoa)...um bom exercício espiritual nestes dia de meditação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, que tudo fez por misericórdia de nós.
Serena Semana Santa.
abrç+

joaquim disse...

Tens razão Maria João!

Eu fui um "caso perdido"!!!

Abraço em Cristo

Ver para crer disse...

Tens razão é o melhor Pai e a melhor Mãe e por isso está sempre à espera do arrependimento do pecador.
O pior é se ele não chega!
Há quem pense que por um motivo ou outro todos se salvam. Mas penso que esse não é o ensinamento de Cristo.
Boa Páscoa!

Catequista disse...

Casos perdidos não seremos todos nós?
Maria Madalena não seria um caso perdido? E que fez Jesus?
Somos muitas vezes egoístas, quando pensamos que só nós temos salvação, mas a nossa tarefa enquanto cristãos é saber dar a mãos aos outros, porque Cristo veio para salvar a todos, sem excepção!
Um abraço

. disse...

Venho informar-te que surgiu uma nova comunidade na blogosfera. Trata-se do encontro de vários rostos de Cristo que vamos encontrando por aí. Este site procura juntar vários pedaços desta nossa peregrinação terrena.

O objectivo deste blog é formarmos já hoje uma unidade que nos é pedida tantas vezes. Aceitares o desafio de entrares nesta loucura de te deixares guiar por Ele nas tuas palavras. A tua voz fará a diferença! Ele precisa de ti!

Para participares neste desafio divino, vai-te ser enviado um convite para seres um dos membros do blog Raízes do Mundo. Basta aceitares e poderás começar de imediato a postar. Poderás também indicar para este mesmo endereço de mail, pessoas que aches que possam vir a enriquecer este nosso espaço. É importante que todos participem! Como não tenho o mail que utilizas no blogger peço que mo envies para raizesdomundo@gmail.com!

Torna-te um radical de Deus! Ousa, já hoje, confiar neste Amor que chama por ti…

123 disse...

olá Maria joão eu sou o tiago o filho da elsa nyny gostei do teu blog passa no meu blog www.tj98.blogspot.com

joaquim disse...

Maria João
Desejo-te uma Santa e Feliz Páscoa.
Abraço em Cristo

Paulo disse...

Por vezes somos levados a julgar os outros de maneira errada, talvez seja por causa da sociedade onde estamos inseridos. Lembro-me de um caso recente onde varias pessoas eram contra a ida de uma outra pessoa pelo seu passado e, o pároco para dizer que não a ele, disse que ficaria à responsabilidade de um dos outros. Resultado:
- Foi um dos que viveu mais a caminhada e deu mais testemunhos, no meio de tantos supostos "puros"

Catequista disse...

Passei por aqui para te desejar uma Santa e Feliz Páscoa.

Danilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ver para crer disse...

Passei novamente para desejar-te uma boa Páscoa.

erute disse...

Que bela reflexão!
A Samaritana não um desses casos perdidos? E Jesus não a acolheu?
Eu reforço a pergunta que a Catequista deixou: "Não seremos nós um caso perdido?"

Rezo por todos os casos Perdidos!