quinta-feira, fevereiro 02, 2023

 

Uma desilusão? Como é difícil ser testemunha de Deus…

 


“Para os meus pais, era uma desilusão, uma falhada, uma pessoa perdida.” Pode-se resumir desta forma o que uma mulher diz ter sentido quando aos 18 anos decidiu dizer que não queria mais continuar a ir à Missa e fazer parte da Igreja. Hoje, adulta, continua a olhar para a Igreja como aquela que um dia a fez sentir-se um “farrapo”, uma desilusão para os pais.

Não sei o que se passou. Os pais fizeram-na mesmo sentir-se assim, mesmo que inconscientemente? Ou será que é a sua própria interpretação dos factos? Seja como for, a palavra desilusão é muito forte e nada tem a ver com Jesus.

Este testemunho deixa-me a pensar: de que forma transmito a Palavra de Deus? Será que, mesmo inconscientemente, estou a impor a minha fé e a ter gestos que levem os outros a sentirem-se uma desilusão?

Mas há outra pergunta: até que ponto, testemunhos como estes nos podem levar a amenizar ou a alterar os ensinamentos de Deus para parecermos mais “modernos” e para não ferirmos os sentimentos dos outros?

Enfim, resta-me pedir ao Espírito Santo que nos ilumine e nos ensine o que devemos dizer e fazer para levar Jesus aos outros sem fugirmos ou alterarmos a Palavra e, ao mesmo tempo, sem tratarmos o nosso próximo como uma desilusão.


Sem comentários: