quinta-feira, julho 19, 2018



Quando o insulto e a má-língua matam ... 





Bastaram umas palavras mais azedas por telefone para que a Maria (nome fictício) tentasse o suicídio. A depressão já há muito que convivia com ela. A vida há muito que tinha deixado de fazer sentido.

Naquele dia, bastou umas palavras mais azedas ao telefone, para que a Maria sentisse o mundo a desmoronar-se. Dessas palavras que supostamente não passavam de um pequeno atrito entre duas pessoas conhecidas passou-se à tentativa de suicídio. Graças a Deus, a Maria está recuperada e medicada e já não pensa em morrer. Bem pelo contrário, agarrou-se como nunca à vida depois daquele dia.

Esta história bem real levou-me a pensar nas vezes que eu já “matei”, através de palavras. Um dos mandamentos de Deus é “Não matarás” (Ex 20, 23). Geralmente associa-se este mandamento aos homicídios e até ao suicídio. Mas, na verdade, o matar pode ser simplesmente o insulto e a má-língua.

Nunca sabemos como está a pessoa que estamos a insultar. Nunca sabemos se os nossos gritos e as nossas palavras mais feias não irão provocar um tsunami na outra pessoa que já está demasiado fragilizada por causa das agruras da vida.

Graças a Deus, nem todas as pessoas que são insultadas tentam o suicídio. Mas essas palavras podem provocar muitas feridas, contribuindo para a baixa-autoestima e para a pessoa se sentir menos amada.

Eu sei, não é fácil deixar de cair neste erro. Facilmente abrimos a boca para insultar, quer seja no trânsito caótico, nos transportes onde não cabe mais ninguém, na fila do supermercado quando nos passam à frente, quando nos insultam … Dar a outra face sempre foi muito difícil …

Como se pode mudar isto? Com muita oração, pedindo a Jesus a graça de nos contermos nas palavras. Por isso, peço:

Jesus, cura-nos deste nosso jeito de insultar e de não amar os nossos irmãos. Ajuda-nos a ter vontade para iniciar esta mudança na nossa vida. Quando cairmos – sabes que vai acontecer -, agarra-nos, levanta-nos e ajuda-nos a recomeçar e a pedir perdão a quem magoámos e a Ti, através do sacramento da Reconciliação. Ámen.



Sem comentários: