sexta-feira, maio 08, 2020


Ser cristã … na violência doméstica!



Gritos, falta de paz, uma dor que esmaga o coração, alguma irracionalidade… Quem olha para a situação, estando de fora, acha que a pessoa é desumana e que vive do passado, marcado pela maldita violência doméstica. Mas não se trata disso. Esta mulher que está alterada só demonstra que está apavorada por ver que, perto da saída da prisão do seu agressor, ele mantém aquela chantagem psicológica, aquele dedo acusador mas tão angélico para os outros… E, claro, usando para isso os próprios filhos… Afinal, há maneira melhor do que esta para violentar uma mulher?

Olhando para esta situação concreta ou até para outras mais graves, como é que a vítima, sendo cristã, pode reagir? Jesus pede-nos para amar e perdoar. E assim deve ser, embora não esqueçamos que tanto o amor como o perdão não dependem da nossa força, mas da graça de Deus. Devemos pedir essa graça e pedir que as chagas de Jesus curem as muitas feridas do coração, da mente e até do corpo. Mais: humildemente deve-se aceitar que a cura pode levar muitos anos…

Mas, perante um caso de violência doméstica, em que a própria vida pode estar em perigo, como se pode fazer isto? A resposta está na prudência, como Jesus nos ensina (Mt 10, 16). Deve-se orar pelo agressor, procurar a graça do perdão, mas sabendo que a aproximação não é possível. Infelizmente, está provado que quase 100% dos agressores voltam a fazer o mesmo, nem que seja de forma subtil, sem deixar marcas físicas.

Jesus quer-nos dar, já aqui, vida e vida em abundância (Jo 10, 10). Perdoar ajuda-nos a ser mais felizes, a curar mais depressa as feridas, a viver em paz. Afastar-se o quanto possível do agressor é também viver em paz, sem ter medo de abrir a boca ou de ser agredida… É preciso conjugar amor, perdão, prudência.

PS: O exemplo é de uma mulher, mas podia ser de um homem. A violência doméstica afeta mais as mulheres, mas os homens também são vítimas. LINHA DE APOIO À VÍTIMA 116 006 | Chamada gratuita | Dias úteis 09h-21h


Sem comentários: