terça-feira, maio 12, 2020


Nossa Senhora quer que os Pastorinhos sofram? Ou está apenas a avisá-los?



Na minha procura por conhecer a Mãe e, principalmente, a Sua mensagem de Fátima, havia algo que sempre me atormentava. Mas a Mãe e Jesus querem que as crianças sofram? Como é que isto pode fazer sentido?

Em causa estava esta pergunta de Nossa Senhora aos Pastorinhos: “Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?”

Ao fim de uns anos, então percebi. Maria e Jesus não gostam obviamente de ver o nosso sofrimento, sobretudo quando somos crianças. Nesta pergunta, a Mãe não diz que Jesus vai enviar sofrimento, mas avisa-os que, face à sua realidade, para seguirem Jesus teriam que passar por vários obstáculos.

A nossa Querida Mãe avisa os pastorinhos do que está para vir e tem a delicadeza de lhes perguntar: “Quereis...” Eles não são obrigados. Ninguém é obrigado a seguir Jesus! Jesus nunca impôs nada, apenas propôs… Ao contrário de muitos de nós – penso que todos já caímos neste erro, mesmo que tenha sido por amor – já tentámos impor Jesus aos outros … Mas Deus é Amor e o Amor é livre, não pode ser forçado. À força, deixa de ser … Amor.

Outro ponto muito importante: Maria ensinou-os o que fazer com esse sofrimento inevitável, pedindo que o entregassem para reparação dos pecados e para a conversão dos pecadores, ou seja cada um de nós. O sofrimento é inevitável, muitas vezes, mas pode ser usado para o bem de outros e, em última instância, para a nossa salvação eterna. E não se ficou por aí. Garantiu que “a graça de Deus será o vosso conforto”. Eles não estavam sozinhos.

Também, hoje, Nossa Senhora coloca esta questão a cada um de nós. “Quereis…” E como às crianças, garante que teremos na graça de Deus o nosso conforto.

PS: Para este texto muito contribuíram as meditações, em silêncio, de Peregrinos pelo Coração: https://www.fatima.pt/pt/pages/peregrino-pelo-coracao

Sem comentários: