quarta-feira, maio 27, 2020


Respeitar não significa ficar calado, vendo o sofrimento de quem apenas quer amar a Deus…





“Apóstata! Porque Abandonei as Testemunhas de Jeová” foi o último livro que li. É sobre a história bem real do António Madaleno que foi TJ durante quase 40 anos. É um livro que recomendo a qualquer um, sobretudo pela sua marca “não-vingativa”, mas apenas elucidativa, com base em documentação.  

Começo por dizer que tenho amigos TJ, por quem hei de sempre nutrir um enorme carinho. Uma dessas amigas nunca mais entrou na minha casa desde que disse “Não quero mesmo ser TJ”. Mas sei que o faz por achar que está no caminho certo e a louvar a Deus. Não lhe levo a mal! Já basta todo o sofrimento que tem tido na vida…

O que me atraiu às TJ foi também o que me permitiu afastar-me e evitar situações como a de uma pessoa que conheci e que, após 26 anos, num momento complicado da vida, se viu abandonada por todos por ter deixado as TJ. Nasci numa família católica, mas muito mais por tradição e rotina, e vi nas TJ o que achava essencial: conhecer a Palavra de Deus. Mas também foi a partir da Palavra – cheguei ao ponto de comparar traduções da Bíblia – que percebi que estava a ir no sentido errado.

Porquê? Primeiro: a questão do sangue. Quando se fala da proibição do sangue na Bíblia, se tivermos em conta o contexto, percebemos que é bem claro que esse sangue não é o nosso, que pode dar vida a outros irmãos. Já com o Jornalismo nas veias, procurei muita coisa. Descobri que afinal não aceitam transfusões de sangue, mas alguns componentes … Qual o sentido?

Por maior respeito que se possa ter para com a ideia de cada um, não posso ficar calada ao ver que há vidas perdidas por causa de uma má interpretação da Palavra de Deus. Como cristã, como ser humano, devo alertar para esta crença errada. Como esta há muitas outras, incomodando-me especialmente o desprezo e o abandono de quem sai das TJ. Quantas pessoas estão em depressão…

Outra questão que me marcou foi a pedofilia. Atiraram-me à cara vezes sem conta que a Igreja Católica tem casos de pedofilia e que as TJ não têm. Mentira! Infelizmente, este mal grassa em todo o lado… Esconder é demasiado grave, porque isso leva – nas TJ, na Igreja Católica, seja onde for – ao sofrimento indescritível das vítimas e a que haja ainda mais crimes…

Podemos ser TJ, católicos, evangélicos… mas isso não significa que devamos ignorar a verdade por mais nua e crua que esta possa ser. Devemos admitir os erros e, em caso de crime, denunciar à polícia. A fé também não nos deve levar ao erro que é comum nas TJ e em muitos outros credos: só nós é que nos salvamos (Mt 20, 16). Também não deve levar-nos a olhar de lado “os outros que fazem aquelas asneiras”. Jesus veio para quem está doente (Mt 9, 11-13) e lembra-nos que, no final, o julgamento vai ter por base se vestimos os nus, demos abrigo, visitámos presos, doentes… (Mt 25, 31-46)

Convido a visitar https://www.desperta.net/ .



1 comentário:

Paulo Costa disse...

Olá Maria João! Espero que estejas bem. Não sei se te recordas de mim... Sou o Paulo Costa, do blogue "Conhecer e Seguir Jesus". Sou amigo do Nelson Viana.
Alegra-me saber que tens mantido o teu blogue ativo. Ainda não li o livro do António Madaleno, mas conheço a sua história, assim como de outras pessoas que pertenceram às Testemunhas de Jeová. Eu próprio, vivi essa experiência durante quase 3 anos.
Faz algum tempo que não publico no meu blogue. No entanto, criei recentemente uma página no facebook, que batizei de "Voltar a Jesus". Convido-te a passar por lá: https://www.facebook.com/discipuloamado70x7/