segunda-feira, maio 18, 2020


O que Jesus nos diz neste tempo de pandemia…





Há cinco coisas que Deus nos tem ensinado nos últimos meses:

1 – Necessidade de silêncio: No meio de tantas solicitações, do muito ruído do teletrabalho ou da telescola, Jesus mostra-nos que devíamos, todos os dias, parar e fazer silêncio para acalmar o coração, tranquilizar o corpo e para O escutar. Este silêncio tem de ser interior, em intimidade com o Deus que nos ama incondicionalmente, sem vergonha das nossas misérias e limitações. Podemos ter que procurar ter este tempo de silêncio, mas mesmo quando não é possível de todo – pais e mães compreendem o que quero dizer – devemos praticar o silêncio interior nos transportes, no carro, à hora de almoço…

2 – A Comunhão Espiritual tem-nos mostrado algo muito importante: ter a plena noção de que Jesus está vivo, de que está sempre connosco e que a comunhão presencial não é um mero rito… Acredito que vamos comungar de maneira diferente, com maior noção desta proximidade de Jesus…

3 – Oração de coração: Orar não é apenas deitar cá para fora várias palavras. É perceber o seu sentido, é deixar que fluam com amor…

4 – A importância da Igreja (os fiéis): Jesus bem sabia que a fé deve ser vivida em comunidade! Quantas saudades de estarmos juntos… para partilhar alegrias e tristezas, para fortalecermos a nossa fé… As plataformas digitais ajudam, mas não são a mesma coisa…

5 – Por último, mas não menos importante: Conseguimos unir-nos uns aos outros – apesar das muitas falhas – para lutar contra este vírus. Então por que razão não fazemos o mesmo quando escutamos os gritos dos refugiados, das crianças a morrer de fome e de doença na Síria, ou de outras catástrofes?



Sem comentários: