quarta-feira, julho 10, 2019


Saber esperar em Deus sem ficar paralisado pelo sentimento de injustiça




José quase foi morto pelos irmãos, acabando por ser vendido como escravo. Apesar da crueldade dos irmãos e das muitas lágrimas que jorrou, José levantou-se, com a graça de Deus, e tornou-se num homem com poder junto do Faraó. Reencontrou os irmãos mais tarde, tendo-lhes perdoado, pela graça de Deus, ajudando-os a converterem-se e a serem também eles bons homens. (Cf. Gn 37 1-50, 26)

Tudo isto me faz pensar como o que parece não fazer sentido à nossa vida, um dia, com a graça de Deus, vai servir para a nossa salvação. Por pior que seja… Do ponto de vista puramente humano, sem a luz de Deus, José tinha todas as razões para se vingar e para odiar os seus irmãos. A sua vida mudou radicalmente com a sua maldade, passando muitas privações, sendo a pior delas a ausência de seu pai. Quantas situações injustas e cruéis se vivem hoje em dia…

Mas José ensina-nos uma grande lição. Não ficou parado perante possíveis sentimentos menos bons que possa ter tido nos primeiros tempos como escravo e, com a força e a graça de Deus, levantou-se, lutou por ser um bom homem e com isso conseguiu ganhar a confiança e a admiração do Faraó, que o ajudou. De escravo passou a ser um homem com poder que, devido à sua bondade, salvou muitos da fome.

No meio da sua fragilidade de menino e de escravo agarrou-se à Palavra de Deus, pô-la em prática e com isso voltou a viver. Pode-se dizer que José soube esperar a bonança que vem depois da tempestade. Quando medito nesta Leitura lembro-me como é importante saber esperar no Senhor. Ele parece tardar muitas vezes – sobretudo em situações bárbaras e muito cruéis, mas vai trazer-nos a bonança.

José ensina-nos outra coisa muito importante para a espera: apesar da dor e do sofrimento, da saudade intensa e dolorosa do seu pai e da sua casa, ele aproveitou as oportunidades que Deus lhe foi dando e conseguiu saborear cada momento daqueles longos anos antes da bonança. Com isso ganhou mais vida, mais força…

Que também nós consigamos, com a ajuda da Palavra de Deus, perdoar e continuar a viver e a saborear a vida, apesar das muitas crueldades. Que a injustiça e a crueldade não nos paralisem, deixando-nos agarrados a sentimentos maus, que apenas nos vão matando aos poucos. E que o nosso erguer assente na rocha da Palavra de Deus seja também um exemplo para quem nos fez mal, a fim de que essas pessoas possam também erguer-se e deixar o vício da maldade. Ámen.


Sem comentários: