segunda-feira, outubro 22, 2007

Missão: a palavra que mudou a minha vida!

Ontem foi o Dia Mundial das Missões. Passei-o em Santarém, na casa dos Combonianos. Foi um dia muito importante para mim. Este ano, por motivos de formação, não posso ir aos encontros mensais do Fé e Missão. Hoje, perante a mistura de sentimentos, apetece-me dizer isto a Jesus.

Jesus, sabes que não posso ir aos encontros. Sabes que continuo a ir ao bairro, a lutar pelo Darfur, a ser catequista, a ajudar quem mais precisa, a ter momentos de oração em convívio... Missão sem oração não é possível, não é?

Mas também sabes que este afastamento (forçado) dos encontros mensais do Fé e Missão me fazem pensar em muita coisa. Sei que a formação me vai ajudar na missão. Tu lá sabes por que me conduziste até ela, sem eu pedir nada. Muita coisa tem mudado na minha vida desde que Te conheci realmente, através dos missionários. Junto deles senti que o Teu exemplo ainda é seguido por muita gente, apesar de os trabalhadores da messe ainda serem poucos. Vi um lado da Igreja Católica que está um tanto ou quanto escondido. Passei a sentir a Tua Presença constante em todos os momentos da minha vida.

Ontem, ao sentir o cheiro da Natureza, ao sentar-me debaixo da oliveira, ao estar com as pessoas, ao caminhar e sentir aquela terra, ao estar sozinha Contigo no Sacrário deu-me vontade de chorar. Chorar de alegria por Te ver como Tu realmente és: Amor. E vontade de chorar com saudades daquele espaço e das pessoas que me levaram até Ti.

Mais uma vez repetiste o convite: "Vem e segue-Me. Ajuda-Me! Os teus irmãos precisam de Ti! Tem paciência! Continua onde estás! O caminho vai-se fazendo. Logo saberás porque razão tiveste de parar com os encontros. Ainda há muita coisa para veres e para fazeres...."

Toma-me nos Teus braços e molda-me, Jesus. Ainda sou tão pequenina nestas coisas da missão, mas parece-me que a missão é isto mesmo (independentemente de sermos religiosos ou leigos): esperar, ter muita paciência, não deixar de orar, de estar Contigo em cada momento da nossa vida, de ajudar quem nos aparece no caminho onde nos encontramos AGORA... E, acima de tudo, entregarmo-nos a Ti e deixarmos que nos moldes e nos conduzas onde precisas de nós.

No final desta conversa Contigo, resta-me agradecer por tudo e, especialmente, pelo abraço da Joana, ontem antes de se ir embora. O abraço dela foi para mim o abraço de todas as pessoas do Fé e Missão e, claro, o Teu abraço.


10 comentários:

Anónimo disse...

Tal palavra que espero que mude também a minha.
bjss e boa semana linda.
obrigado pelo carinho.

nahar disse...

SIm, missão sem oração não tem a mesma força... Vamos anunciar a quem se nao O vivemos, conhecemos ou sentimos? É na oração que O vivemos, conhecemos sentimos e encontramos. SOmos todos chamados à missão no pedaço de terra que nos circunda... a nossa rua, os vizinhos, amigos, trabalho, escola... Abraço em Cristo

Paulo Costa disse...

Muita força, coragem, fé, confiança e um coração ardente de amor! As tuas palavras dirigidas a Jesus devem inspirar-nos a uma vida de missão, oração e entrega total. Todo o cristão tem como missão e mandamento anunciar o Evangelho. Como disse Francisco de Assis "Pregue o Evangelho sempre, se (quando) necessário, use palavras."
Também desejo estar impregnado desse espírito de missão, abnegação e entrega... Quero que Jesus me molde, me transforme... Mas, para isso eu sei que tenho que confiar plenamente Nele e entregar-lhe o meu ser, a minha vida... Que seja feita a Sua Vontade!
Abraço fraternal!
Abraço

Elsa Sequeira disse...

Linda!
Adorei ler o teu coração!
E pensar que debaixo daquela oliveira também estiveste comigo!

Muita força pa ti Missionária!

beijinhos!

david santos disse...

O caso Cláudia, não está perdido. Mandem Mails a esta gente e não só:

geral@embaixadadobrasil.pt

Mas não digas palavras doces. Carrega um bocadinho no português "marracónico": envergonha-os, que é o que eu faço.
Pede a outros blogues que façam o mesmo.

Abraços.

Sandra Dantas disse...

Linda,
é isso mesmo!!! Deixar que seja Ele a realizar em e através de nós!!! É o mais difícil... ;)

Um grandioso abraço!!

O Profeta disse...

Secretamente recolhida na noite
Delicada gota com a luz da ternura
Fiz calar a voz do sentido pranto
Ribeiro que transporta a água mais pura


Bom fim de semana


beijo

Padre Vítor Magalhães disse...

Muito sinceramente, gostei das tuas palavras que tranformam a vida em oração e a oração em vida,...

Ver para crer disse...

Parabéns pelo teu ideal de ajudar os que mais precisam e pela tua sede de ser mais.
Precisamos de gente como tu.

Paulo disse...

Não acredito em Deus! É uma forma de estar na vida.Porém, respeito as crenças do meu semelhante.
Por isso fiz esta visita e, confesso, gostei do que vi e li.
Abraço
Paulo Sempre