domingo, junho 24, 2007

Os livros que me marcaram

Mais um desafio do meu amigo do http://abrigodossabios-paulo.blogspot.com/ . Desta vez, pediu-me para falar sobre livros. Vou deixar-vos com alguns que me marcaram especialmente.


Bíblia Sagrada - É inevitável não falar da Palavra de Deus. Infelizmente, nem sempre se sabe ler a Bíblia. Tem-se o preconceito de que é um livro diferente, onde tudo é lido à letra. Pois é, mas a Bíblia, tal como outros livros, contém imagens, parábolas, expressões, usos e costumes e deve ser lida, como é normal num livro, de forma integral e contextualizada. E, sem se perceber o Novo Testamento, dificilmente se percebe certas passagens do Antigo Testamento. Com Jesus a lei foi aperfeiçoada. E, claro, trata-se de um livro de fé. O amor por Deus e pelo próximo não se consegue exprimir sem adjectivos, comparações, etc. É uma sensação demasiado boa para falarmos sem sentimento.


Meditações sobre a Fé de Tadeusz Dacjczer, editado pela Paulus - Quem olha para o título, pensa que se trata de algo muito teológico, próprio para teólogos. Enganam-se! Este foi dos melhores livros que já li sobre religião. Numa linguagem simples e acessível, fala-se de Deus como Pai, Amigo, Confessor... enfim como Alguém que não é nenhum ditador. Infelizmente, esta ideia ainda existe na nossa sociedade.


O Príncipe e a Lavadeira de Nuno Tovar de Lemos sj, editado pela Tenácitas - Este é outro livro extraordinário que fala das questões mais pertinentes da fé de uma forma muito simples. É admirável a forma como o autor fala das questões da Fé.


O Preço de Uma Criança de Marie-France Botte e Jean-Paul Mari, editado pela Terramar - É um livro chocante, mas que conta a história real de uma voluntária de uma ONG que deixou o seu mundo de conforto e partiu para o mundo da prosituição na Tailândia. Tem passagens muito fortes, mas mostra o mundo terrível da pedofilia, um mundo que devemos conhecer cada vez melhor.



E, agora , passo o desafio a outros amigos:


http://laboratoriodafe.blogspot.com/

http://sede-de-deus.blogspot.com/

http://derrotarmontanhas.blogspot.com/

2 comentários:

Tozé Franco disse...

Gostei de conhecer esta lista de livros e de ler alguns dos posts anteriores.

Ver para crer disse...

Já fui um viciado em livros. Agora sou-o da internet. Tocar dois ou mais burros não é fácil.