sábado, julho 08, 2023

 

Quando se faz luz na outra Igreja…
 

“Há uma senhora na minha comunidade que era católica e ia regularmente à igreja, mas conta que ouvia as homilias e não percebia praticamente nada. Além disso, diz que agora se sente mais acolhida (…), faz verdadeiramente parte de uma família.” In Sete Margens

Estas palavras são de um pastor evangélico. Penso que a Igreja Católica devia refletir sobre isto. Esta senhora representa muitas outras que, durante anos foram à Missa, sem nunca conseguirem sentir-se Igreja. Um dia vão a uma Igreja Evangélica e faz-se luz… As razões poderão ser as mais variadas, obviamente.

Pessoalmente, penso que o que atrai mais as pessoas é isto: ambiente mais caloroso e acolhedor, por ser mais informal, partilha de emoções, oração espontânea, deixando o Espírito Santo soprar onde quer, cânticos mais alegres e formação mais simples sobre a Palavra de Deus.

Mas isto não existe na Igreja Católica? Sim, existe, mas nem todos o sabem. Há muitos grupos de oração que acolhem as pessoas, que as escutam, que são autênticas famílias e que dão formação sobre a Palavra de Deus.

São grupos cheios do Espírito Santo que tocam as pessoas e que as levam a ter uma vida de maior proximidade e intimidade, na oração, com Deus.

Então, por que os desconhecem? Na minha opinião, o problema tem raízes há demasiados anos. Muitos católicos – eu, incluída – fomos educados a ir à Missa ao domingo, a fazer promessas de vez em quando, a ir a Fátima uma vez por ano e a rezar uma ou outra oração nas aflições.

Atualmente, há muitos grupos de oração na Igreja Católica e esta realidade está a mudar, graças a Deus. Cada vez mais se vai, porque se quer e para se ter uma vida realmente comprometida com Deus. Mas, mesmo assim, ainda existem muitos resquícios desta maneira light de se viver a fé. É preciso evangelizar também dentro da própria casa…

Não digo isto para se ganhar fiéis e ficarmos com uma imagem bonitinha nas estatísticas. Não! Digo-o, porque, apesar de ter o máximo de respeito por outros credos, gostaria muito que estes irmãos pudessem beber da fonte maravilhosa que é o Corpo e Sangue de Cristo na Eucaristia. Também gostaria muito que se sentissem acolhidos no colo da Mãe, que não adoramos, mas veneramos e amamos.

Manda, Senhor, o Santo Espírito sobre todos nós! Ámen.

 

 

Sem comentários: