segunda-feira, maio 06, 2019


Quando o trabalho se torna um deus…





Trabalho… Aqui está um tema muito delicado para mim nos últimos tempos. Já ouvi muitas vezes dizer que o trabalho pode ser um deus. Mas achava que isso só se aplicava a quem quer ter muito dinheiro para luxos ou quem vê a sua felicidade nos bens materiais. Mas, ouvindo algumas meditações do Frei Gilson percebi que eu também tenho tido este deus na minha vida …

Primeiramente, pensei: Como? Eu trabalho para pagar as contas, não para ter bens de luxo… Pois, mas o problema não está aí, mas na maneira como vejo o trabalho, ou seja, faço-o como se a força e o empenho não fossem uma graça de Deus. E isso leva-me a viver sempre stressada, arruinando a minha saúde.

Percebi que me falta entregar o trabalho a Jesus, para que, mesmo nos dias em que é preciso fazer muitas horas, eu possa ter o coração tranquilo. Posso estar exausta, mas se reinar a paz no coração da certeza de que nada me faltará, será muito mais fácil enfrentar o trabalho.

É preciso trabalhar, pois o trabalho dignifica o homem, mas este não deve ser o centro da nossa vida, nem nos deve destruir aos poucos. E isso é possível se deixarmos Jesus nos ajudar, oferecendo-Lhe cada tarefa. Tenho tentado fazer isto nos últimos tempos e acreditem que, apesar das muitas falhas e quedas, me sinto muito mais feliz. Nos dias em que trabalho para louvor de Jesus chego à cama e, mesmo muito cansada, sinto uma enorme paz interior. E é essa paz que vale a pena, porque vai contagiar quem está à nossa volta.

Termino com uma oração, porque só Jesus nos pode ajudar:

Jesus, dá-nos a graça de oferecer cada tarefa do nosso trabalho para a Tua glória. Ajuda-nos a confiar em Ti, a saber que a quem ama a Deus nada lhe faltará (Sl23, 1). Mesmo se vier o desemprego, Tu estás lá para nos dares a mão. Mesmo que as horas extra não sejam pagas, mesmo que o ordenado mal dê para pagar as contas, Tu estás connosco… Ámen!



Sem comentários: