domingo, maio 20, 2007

A Tragédia do Darfur


20 euros. Sabem para que serve esta quantia? Para dar material escolar e uma sandes diária a uma criança do Darfur durante 3 meses. Muitas vezes, esta sandes é a unica refeição que têm por dia. O Darfur, para quem não sabe, é uma região do Sudão, em África, onde está a acontecer um genocídio. Não há comida, água, segurança, os desalojados são cada vez mais e as organizações e instituições humanitárias não têm mãos a medir.

A situação é muito grave. Como sabem faço parte do grupo Fé e Missão dos Missionários Combonianos. Um dos missionários que partiram para fora, está em Nyala, no Sudão. Ele pede ajuda urgente. As crianças e as mulheres são violadas e os acordos de paz não são respeitados. Por detrás de tudo isto está uma guerra entre os janjaweed (árabes) e os baggara (não árabes) que começou em 2003. Infelizmente, não se tem dado muita atenção a esta catástrofe, apesar de o Goveno sudanês já ter sido acusado pela ONU de cometer genocídio, um crime contra a Humanidade.

Como cristãos devemos ser cidadãos do mundo. Os Missionários Combonianos têm uma campanha para angariar fundos, mas também para divulgar e pedir às pessoas que rezem por estes nossos irmãos em Cristo. Em http://feemissao.blogspot.com/index.html#5918610998504689768 ficam a conhecer um pouco mais sobre o Darfur e esta campanha. Neste link podem também ver, no lado esquerdo, um vídeo onde retrata o que se passa lá e onde dá testemunho do missionário comboniano que está a tentar ser uma gota de água entre estes irmãos em Cristo.

Ajudem como poderem: fazendo uma doação em dinheiro, divulgando nos vossos blogs e entre os amigos, rezando. O importante é ajudar. Já morreram mais de 400 mil pessoas.

3 comentários:

sedente disse...

Diante de tanta miséria, de tanta pobreza, de tantos que gritam pela nossa ajuda...aos nossos corações...Vem Espírito Santo, enche-nos do fogo do teu amor!
abrç+

Liliana F. Verde disse...

Acabei de ver um filme sobre a tragédia do Ruanda, em 1994. Como é que o Homem é capaz de tanta brutalidade?

J disse...

Maria João,

Rezo por cada uma dessas crianças e por todas.

Um grande beijinho em Cristo