Ai, o sofrimento!
Por que razão temos de sofrer? Esta é a pergunta que há-de sempre atormentar a alma das pessoas. Penso que não há propriamente uma resposta muito conceta. O que a Palavra de Deus e a experiência de vida me têm ensinado é que tudo tem uma razão de ser. Nem sempre compreendemos certos acontecimentos à primeira vista, alguns nem sequer viremos a compreendê-los, só sei que sinto cada vez mais que se o Pai permite o sofrimento, é porque há uma razão bem específica. Nem sempre é fácil pensar assim. É algo que se vai construindo no nosso coração à medida que estamos mais com o Pai em oração, silêncio, diálogo, nos sacramentos, na leitura da Sua Palavra...
A vida não tem sido fácil, mas tenho sentido que é nos piores momentos que aprendo as maiores lições de vida. Tal como Jesus disse, naõ sofremos apenas pelas asneiras que fizémos. Há muitos inocentes que sofrem. O cego de nascença que Jesus curou também era cego para, ao fim de muitos anos, mostrar a glória de Deus.
Como diz a sabedoria popular, “Deus escreve direito por linhas tortas”. Ou como diz a Sua Palavra “se o mundo vos odeia, reparai que antes que a vós, me odiou a Mim. Se viésseis do mundo, o mundo amaria o que é seu;mas, como não vindes do mundo, pois fui Eu que vos escolhi no meio do mundo, por isso é que o mundo vos odeia” (Jo15, 18-19)
Se calhar sofremos mais por que achamos que Deus nos vai dar tudo de bom já nesta vida. Mas não é assim. Ele pede para ascendermos à vida eterna. È nessa que esperamos toda a felicidade. Enquanto cá estamos, resta-nos a força e a consolação de que “...dou-vos a minha Paz. Não é como a dá o mundo” (Jo 14, 27-28). Isto é, o Pai dá-nos a Paz para enfrentarmos este mundo cheio de sofrimento. Não nos dá já a felicidade total. O nosso livre-arbítrio permite-nos fazer coisas muito boas, mas também permite fazermos muitas asneiras. Neste mundo, a felicidade total é impossível.
Se estás a sofrer, força! Não esqueças que o Pai te quer dar a Sua Paz para que enfrentes as dificuldades com uma maior leveza.
11 comentários:
O sofrimento é mistério para o homem, como o é o mistério do Deus amor, misericódioso e consolador para akeles que se entreguem com confiança nas suas mãos.
abrç+
«Muitos são os que sofrem, mas são poucos os que sabem sofrer. O sofrimento é um presente de Deus, um dom; bem-aventurado quem souber tirar partido dele.»
Santo Padre Pio
Sem mais palavras um
abraço em Cristo
Linda!!
O sofrimento é algo dificil de compreender para o ser humano...
beijinhos!
Amiga,
o sofrimento ajuda-nos a crescer, ele faz parte da vida!
Se nunca sofrêssemos não aprenderíamos a ser "fortes" e a relativizar tantas coisas que não são essenciais!
Um grande abraço!!!
«por que razão temos de sofrer?»
pelo pecado original, a culpa é da eva :p
agora a sério! na minha opiniao, o sofrimento não só é uma forma de crescer, é algo q está inerente à evolução da nossa (verdadeira) liberdade emocional .. de criaturas presas ao mundo, a filhos de deus aconchegados no pai ;)
Obrigada pelo teu comentário no meu blog.
Cincordo com a Sandra.
Amar e sofrer, eis a meta do cristão, como dizia St. Teresa d'Avila.
WWW.SABOREARAVIDA.BLOGSPOT.COM
Linha a linha fui descobrindo muitas das ideias que já me passaram pela cabeça. A ideia do sofrimento é algo que nos atormenta, algo que não percebemos ou não queremos perceber. Então apontamos as armas a Deus e dizemos não compreender como sendo Ele tão bom nos apresenta o sofrimento. Mas é como tu dizes - cada coisa tem razão de ser e talvez seja esta uma das maneiras de Deus nos pôr à prova, à prova do nosso amor por Ele.
Um abraço
blog bonito...!
gostava de trocar impressões com o autor(a) deste blog, acerca de missões, fé e voluntariado.
são temas que me interessam muito, muito mesmo...! (se possivel obvio)
meu email é fontez@gmail.com
faço tal apelo e/ou convite pois pelo que li por aqui achei fantastico e util para minha caminhada da vida..!
abraço
sofrer é um mal necessário!
Maria João,
Gostei imenso do seu texto, porque o sofrimento é uma das mais questões que assombra a humanidade, mas muitas vezes não pensamos em duas coisas, primeiro para que este sofrimento, o que posso tirar daqui, segundo, Ele está comigo, e sofre quando sofro.
Neste momento faço uma vénia à frase do Joaquim que me tocou profundamente e agradeco o seu exemplo.
Um grande beijinho em Cristo
Noto nas vossas palavras muita resignação. O cristão não se resigna, NUNCA! O sofrimento tem um sentido! A cruz tem um sentido!
Sem o sofrimento nunca nos encontraríamos com Deus.
A paz com todos...
Enviar um comentário