sexta-feira, dezembro 13, 2019



 Palavra de Deus… Que atenção Lhe damos? Até que ponto A conhecemos?



Há uns anos, na catequese, perguntaram-me se podia ficar naquela hora com um outro menino, amigo de um dos meus catequizandos. Disse que sim, como é óbvio. Esse menino frequenta (ou frequentava) uma das igrejas evangélicas. Procurei acolhê-lo da melhor maneira, explicando-lhe que podia participar se quisesse e que respeitávamos as diferenças.

Por momentos achei que ele queria apenas ficar no seu canto, mas não foi assim, e quis participar. O tema era os 10 Mandamentos. Com apenas 8 anos, ele falou da Bíblia de uma maneira extraordinária. Sabia bem muitas das passagens. (Atenção, neste post não me vou focar nas diferenças de interpretações, apenas quero chamar a atenção para este conhecimento com apenas 8 anos.)

Foi um encontro de catequese muito gratificante, porque no centro esteve o mais importante: o amor de Jesus. Mas aquele menino fez-me pensar como nós, cristãos católicos, devíamos dar mais atenção à Palavra de Deus. Graças a Deus, as coisas estão a mudar e dá-se cada vez mais importância ao ensino da Palavra nos grupos de oração. Mas ainda há tanto por fazer…

Ainda no outro dia pedi ajuda a um familiar –  de Missa dominical, terço diário – e ele não me ajudou, porque isso implicava ter contacto com uma realidade mais dura… No fundo, o que me disse foi que não se queria misturar com certas realidades… Para tentar trazê-lo à razão – quem não comete erros – falei-lhe de Jesus quando nos diz em Mt 25: “Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.”

Esse meu familiar olhou para mim, muito admirado e disse-me: “Mas é mesmo assim? Não conheço nada disso.”

Partilho isto para nos fazer pensar. Até que ponto conhecemos a Palavra de Deus, mesmo quando somos assíduos na Missa? Já pedimos ajuda para A conhecer melhor? Sem A conhecer, dificilmente vamos conseguir por em prática o Seu Amor, que foi contra muitas das ideias feitas da sociedade de então. As ideias feitas (e erradas aos olhos de Deus) continuam a existir. Para as combatermos, temos de conhecer e entender a Palavra.

Ajuda-nos, Senhor, a conhecer-Te melhor, principalmente para partilharmos a maravilha que é a Tua Palavra! Palavra de Cura, Renovação, Liberdade, Alegria Plena, Misericórdia… Ámen.



Sem comentários: