terça-feira, outubro 01, 2019


Ainda hoje oiço o grito de Jesus para ir às periferias … Obrigada, Missionários Combonianos!




“Tenho sede! Preciso de ti para dar dignidade a estes teus irmãos! Por que estás de braços cruzados?” Este foi o grito de Jesus que senti dentro de mim quando, com os Missionários Combonianos, caminhei pelas ruas de Lisboa, à noite, para dar comida aos sem-abrigo e para lhes dar palavras de conforto. Foi este grito que ouvi quando os meus pés passaram a pisar a terra do “meu Barruncho”, um bairro de barracas, com pessoas cheias de amor e de alegria para dar…

Já passaram uns anos, mas ainda hoje oiço este grito de Jesus, que nos quer nas periferias. Não apenas nas periferias das cidades, mas em todos os locais e, sobretudo, nas periferias dos corações de quem vive sem saber o que é o Amor e a Misericórdia.

Inicia-se, hoje, o Mês Extraordinário das Missões. E no meu coração não consigo deixar de sentir uma saudade muito forte - Até dói! – dos momentos que vivi com os Missionários Combonianos. Nos encontros, nos retiros, na oração, na Páscoa Jovem, na semana com os Sem-abrigo de Lisboa, no “meu Barruncho”…

Aprendi a viver o Evangelho no dia-a-dia com os Missionários Combonianos. Foi com eles que fiz grandes amizades, que aprendi a doar-me até doer... Foi com os Combonianos que aprendi a viver uma fé alegre, com vida em abundância, mesmo no meio das grandes tempestades, mesmo sem ver os frutos… Quantas casas sem condições de habitabilidade, quantos sem-abrigo doentes mentais ou perdidos no caos das ruas de Lisboa…


Foi com esta experiência bem viva da Palavra de Deus, com estas idas aonde ninguém quer, que hoje, mais velha, compreendo que o cristão não pode ficar parado. Foi com esta experiência que aprendi que a missão do leigo está em cada momento do seu dia. Por isso, tu que és jovem ou menos jovem, se ainda não experimentaste ir à periferia, vai! Procura na tua paróquia fazer alguma coisa por Jesus: catequese, grupo de oração, grupo coral, visitar doentes…A vida não o permite? Então, passa mais tempo com os teus filhos, visita mais vezes os teus pais, visita mais vezes Jesus no Santíssimo … Só quando nos doamos conseguimos ser realmente felizes e ter vida em abundância (Jo 10, 10)!  

Termino com um especial agradecimento aos Missionários Combonianos, por terem plantado esta semente de Deus dentro de mim! Que Deus vos abençoe!


Sem comentários: