sábado, fevereiro 23, 2019


Pedofilia na Igreja: As ovelhas negras existem, mas não tomemos a parte pelo todo




A Igreja Católica está a passar por um momento extremamente difícil e … ainda bem que assim o é. Por mais que nos custe, como Igreja (comunidade de fiéis), é preciso falar abertamente do problema da pedofilia e procurar ações concretas para debelar este mal que mais que manchar a Igreja, mancha o nome de Deus e a vida de muitas vítimas…

O momento é difícil, mas, como irmãos na fé, devemos unir-nos em oração para que as medidas do Papa façam a diferença, para que os pedófilos parem de cometer estas atrocidades e, sobretudo, para que as vítimas consigam curar-se de uma ferida que as asfixia cada dia que passa.

Também devemos mostrar que a Igreja não é só isto, nunca, obviamente, menorizando esta catástrofe. A Igreja que Jesus fundou tem por rocha os Seus ensinamentos que se resumem no principal mandamento: “Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.” Jo 13, 34
Porque, “Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.” Jo13, 35

E este amor é mostrado vezes sem conta, todos os dias – sem exceção – por milhares de cristãos no mundo inteiro. Homens e mulheres que abraçam a sua cruz pesada por amor a quem mais precisa, por amor a quem é afastado da sociedade como se fosse um leproso.

Isto não pode ficar esquecido! A pedofilia existe, mas a coisas boas também. Há sempre duas faces da mesma moeda… Ainda hoje surgiu uma notícia sobre um presumível professor que abusou de uma menor… Neste caso, apesar de se condenar o que ele fez, não se vai considerar que todos os professores são pedófilos ou que nas escolas só existe pedofilia, certo? Então por que não temos a mesma atitude em relação aos padres e à Igreja?

Oração:
Jesus, lava com o Teu Preciosíssimo Sangue e Água, que derramaste na cruz por nosso amor, a Tua Igreja. Afasta estes desejos bárbaros da cabeça dos pedófilos, fortalece o Papa e todos os que lutam contra este crime e guarda todas as vítimas dentro do Teu Sagrado Coração. Cura-as, dá-lhes a paz que tanto anseiam. Ámen.

Sem comentários: