quinta-feira, fevereiro 28, 2019


A vingança só traz guerra e ódio, atingindo inocentes!




Ninguém tem direito em tirar a vida do outro, por mais horrores que o outro tenha cometido. Sei que não é fácil aceitar-se isto numa sociedade onde todos os dias se houve falar de homicídios, violações, torturas.

Também sei que não é fácil esperar pela justiça de Deus. Mas a verdade é que Deus é Pai e sabe o que é melhor para nós. Se olharmos para a História temos imensos exemplos de como a vingança só gerou mais violência e ódio, acabando por afetar muitas vezes pessoas inocentes. Quantas guerras não começaram por ódios entre duas famílias? Quantas crianças não ficaram órfãs de pai e mãe por causa de vinganças?

Caim tirou a vida ao seu irmão Abel por ciúmes. Deus condenou obviamente o que ele fez e Caim teve de levar com as consequências do seu crime. Mas Deus não deixou que o matassem. Gn 4, 15

Nunca nos podemos esquecer que o maior criminoso pode vir a ser um grande santo. Por mais estranho que nos possa parecer, a Deus tudo é possível. Mt 19, 26 Quantos santos, antes de conhecerem Jesus, tiveram uma vida de pecados graves? Veja-se S. Francisco de Assis, que vivia para a bebida, para o sexo desenfreado, para o dinheiro, para a fama… Tornou-se no santo dos pobres, que cuidou inclusive dos leprosos, que tanto nojo lhe provocavam antes de conhecer Jesus.

Que Jesus nos ajude a dizer não à vingança e a perdoar os inimigos, por mais difícil que isso possa ser e por maior atrocidade que tenha sido cometida. Só assim viveremos em paz e evitaremos que inocentes venham a sofrer.


Sem comentários: