sexta-feira, fevereiro 15, 2019


“Mãe, mesmo com Jesus acontecem coisas más na vida, não é?”
 


A pergunta é do meu filho de 6 anos. Respondi-lhe que é verdade, mas que é sempre mais fácil suportar os momentos tristes e de doença com o nosso amigo Jesus.

Naquele momento lembrei-me de muitas ideias que me transmitiram desde criança sobre Deus. Uma delas tem a ver com o facto de que com Deus tudo corre bem. E é verdade, porque como disse Jesus: “Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus.” (Rm 8, 28)

Mas nunca me explicaram que esse “tudo corre bem” não significa ausência de sofrimento. O sofrimento existe neste mundo imperfeito. O próprio Jesus nos avisou que não seria fácil. “No mundo, tereis tribulações…” (Jo 16, 33)

Mas acrescentou: “… tende confiança: Eu já venci o mundo!” (Jo 16, 33) Apesar das dificuldades, devemos lembrar-nos que Jesus nos deu armas para esta luta diária, armas essas que não podem ficar guardadas na gaveta: oração, Palavra de Deus, amor, união, sacramentos, a paz de Jesus…

Esta pergunta do meu filho fez-me pensar como é importante falar a verdade aos nossos filhos, para se evitar aquilo que ouvimos tantas vezes: “Acreditar em Deus? Estou sempre a sofrer! Ou se esqueceu de mim ou não existe…”

 E devemos também explicar-lhes que muito do sofrimento se deve às nossas decisões, para que não cresçam na ideia de que não têm de ser responsáveis pelos seus atos. Jesus ama-nos, mas precisamente por isso, dá-nos liberdade para escolher entre o bem e o mal.  


Sem comentários: