quinta-feira, janeiro 24, 2019


Um único comentário e … nunca mais voltou à Igreja…




Naquela manhã de domingo fomos à Missa. Para M. era um voltar ao seio da Igreja. Há muitos anos que não ia, porque achava que na Igreja só há hipocrisia e pessoas que vão lá só para cumprir preceito, não se importando com a mensagem de amor e de perdão de Jesus. Por mais que lhe dissesse que não somos todos iguais e que a imperfeição faz parte desta vida, ele não entendia determinados comportamentos.

Mas naquele dia, sem eu estar à espera, pediu-me para ir com ele à Missa. Tudo correu bem, exceto no final… Já estávamos a entrar no carro, quando se ouviu uma senhora a dizer: “Aquela dá sempre nas vistas... Aquela roupa, aquele chapéu nunca passam despercebidos.”

Naquele momento, ele vira-se para mim e diz-me: “Estás a ver! Eu tenho razão. Esta mulher está a sair da Missa e está a gozar com alguém que se vê perfeitamente que tem uma doença mental e que por isso é que se veste assim…”

Naquele momento senti uma enorme vergonha e tristeza. Obviamente que aquele comentário não estava correto… Voltei a relembrar que não somos todos iguais e que todos erramos… Mas para ele foi difícil, principalmente porque também ele sabe o que é gozarem com o seu problema de saúde mental.

Já passaram 4 anos e M. nunca mais voltou à Igreja… Costumamos desvalorizar cada um dos nossos erros, mas a verdade é que um único erro pode afastar ainda mais uma pessoa da Igreja e de Deus. Obviamente que todos nós, sem exceção, transmitimos má imagem de Jesus, todos os dias, ou não fôssemos imperfeitos. Mas se calhar acabamos por desvalorizar muitas vezes o impacto das nossas ações. Pelo menos falo por mim. Quantas vezes já não contribuí para que os meus irmãos e irmãs em Cristo se afastassem da verdadeira Vida…
Às vezes com a desculpa de que sempre fui assim…

Resta-me orar por este irmão para que perdoe e para que volte ao colo de Quem lhe quer dar vida e vida em abundância. (Jo 1, 10)

Sem comentários: