sexta-feira, janeiro 04, 2019


E quando o desespero é sinal de fé e de amor por Jesus…





Meu Deus, meu Deus porque me abandonaste? Mc 15,33 Para mim, este é o momento em que Jesus mais demonstra a Sua humanidade… É este e quando está no Monte das Oliveiras e, suando sangue, pede ao Pai que afaste aquele cálice. Chega a referir que “a minha alma está numa tristeza mortal”. Mc 14, 34

Naquela hora, Jesus mostra que é próprio de cada homem e mulher desesperar perante muito sofrimento e a morte. Não um desespero sem esperança, porque mostra logo de seguida a Sua entrega Mc 14, 36; mas não deixa de ser um momento de desespero.

Insisto muito nesta questão, porque nunca concebi que desespero tem de ser, sempre, sinónimo de falta de fé e de amor por Deus. Pode ser, sem dúvida. Mas também pode não ser.

Há muitos anos que sofro de ansiedade generalizada e síndrome de pânico. Apesar de o problema estar controlado – há sempre altos e baixos quando se torna crónico - não me esqueço de quando, em pleno sofrimento, me diziam: “É falta de fé.” Só quem sabe o que é um ataque de pânico, o que é a angústia da depressão é que consegue perceber que não é falta de fé.

Nas crises mais fortes era levada de urgência para o hospital e lembro-me que aquelas palavras me feriam o coração. Sei que não era por mal, mas doía. Nesses momentos nunca perdi a fé. Aliás, foi quando me senti mais próxima de Jesus e quando senti que a minha oração era simples, humilde, própria de uma criança.

Por isso peço a Jesus que nos ajude a ver que desespero não tem de ser falta de fé e de amor, mesmo que não compreendamos a reação do nosso irmão ou irmã em Cristo perante o sofrimento. Porque, muitas vezes, o sofrimento é tão atroz, tão profundo, que o simples facto de continuarmos a amar Jesus já é a prova de que esse desespero visível aos outros vem acompanhado de uma grande entrega a Deus.



2 comentários:

Fá menor disse...

Gostei muito de te ler, minha querida amiga.
Que a fé e a esperança sejam sempre presenças constantes na nossa vida!
Muita força!
Votos de um Ano Novo repleto de tudo o que de bom mais desejas.
Beijinhos.

Maria João disse...

Obrigada, Fá!

Um ótimo 2019 :)

Muita paz de Jesus.