domingo, março 12, 2023

 

Ressentimento, que doença maldita...


Há situações muito dolorosas na vida, que nos vão moldando da pior maneira e, muitas vezes, sem termos se calhar consciência disso. E assim vai crescendo dia após dia uma doença maldita: o ressentimento. Não é fácil, porque a sua causa pode estar numa grande injustiça, num crime, em algo que moldou o rumo da nossa vida.

Assim surge o ódio, a raiva, a sensação de que poderíamos hoje ser alguém diferente ou estar noutra situação que achamos melhor e não é assim por causa de um acontecimento passado. Teoricamente, é muito fácil dizer: “Esqueça isso, já passou.” Mas, na prática, as coisas são diferentes.

São dores da alma, que afetam o corpo, e que causam angústia e revolta. Mas se não é fácil, o que fazer? Cruzar os braços? Jamais. Deus não nos quer ver assim. Não apenas porque o ressentimento é anticristão (pecado), mas porque Jesus nos ama incondicionalmente.

Da minha experiência pessoal, somente Jesus e a Mãe nos podem ajudar. Existem situações que exigem intervenção psicológica e não se deve ter vergonha disso. Mas, mesmo nesses casos, é preciso levar esse ressentimento a Jesus através das mãos da Mãe para que possa ser limpo.

E essa limpeza não tem que acontecer de um dia para o outro. Exige muita oração (sobretudo no Sacrário), Eucaristia, Confissão, autodomínio. Muitas vezes vamos cair ao longo desse processo de cura, mas, com Jesus e a Mãe, essas quedas vão diminuindo.

É uma prova de grande esforço, mas vale a pena. Jesus veio para nos dar vida em abundância (Cfr. Jo 10, 10). Não nos quer presos aos grilhões do ressentimento, da mágoa, daquele dia em que aconteceu X ou Y.

Não desistam! Lutem pela cura do ressentimento, mesmo que ele já tenha grandes raízes. Para Deus não há impossíveis (Cfr. Lc 1, 37). Além disso, tudo concorre para o bem daqueles que O amam (Cfr. Rm 8, 28).


 

Sem comentários: