Andas a correr de um lado para o outro? Mesmo assim, sê missionário na oração!
“Tenho sede!” (Jo 19, 28) Estas palavras de Jesus na cruz deviam interpelar-nos todos os dias. Jesus tem sede, sobretudo de missionários, que levem e mostrem o Seu Amor e Misericórdia. Durante vários anos achei que ser missionário era apenas partir para terras longínquas. Também é, obviamente, mas não só. Li um livro do P.e Roger Luís, que me marcou muito e que se intitula “E se nós orarmos?”. Deita abaixo a ideia ainda demasiado enraizada de que para se ser missionário temos que ter tempo extra, além das nossas atividades diárias.
Mas como? Orando … por nós, pelos nossos e, sobretudo, pelos outros que não conhecemos. E devemos fazê-lo por amor, sentindo que são realmente nossos irmãos e irmãs em Cristo. Podem ser novenas, jejum, abstinência, terço, meditação da Palavra, Eucaristia, Adoração, contemplação, palavras soltas durante o dia, dores, dificuldades, sorrisos, desabafos… Tudo isso pode e deve ser entregue também por quem não conhecemos e para a reparação dos Corações de Jesus e Maria.
Isso é ser missionário. Hoje é o dia de Santa Teresa do Menino Jesus, a padroeira das missões que morreu com 24 anos e que nunca partiu para terras longínquas. Simplesmente orava com amor por todos, não pensando só nela e nos seus. E isto é possível para cada um de nós. Temos filhos? Ofereçamos o sorriso, a gargalhada, os momentos de brincadeira, de doença, as noites mal dormidas pela salvação das almas, pelo alívio do sofrimento de tantas pessoas. Passamos o dia a correr entre o trabalho, ir buscar filhos à escola, jantar, etc.: entreguemos esse esforço a Deus – sempre por amor – e Ele vai salvar almas
Oração:
Ajuda-nos e ensina-nos a orar, mesmo nos momentos de correria, Jesus! Que a nossa oração venha do coração e não seja apenas palavras ocas ou supersticiosas! Ámen.
PS: Obviamente que a oração também deve ser no silêncio do nosso quarto (Cfr Mt 6, 6). Com este texto apenas realço a importância de aproveitar cada momento da vida para ajudar Jesus a salvar mais irmãos.
Sem comentários:
Enviar um comentário