quinta-feira, abril 02, 2020


Como lidar com a incerteza deste tempo? Jesus já nos deu essa resposta há muito tempo…




“Não preciso de Deus.” Esta frase pode ser dita muitas vezes por ateus e agnósticos, mas, infelizmente, também pode ser o reflexo de muitas das nossas atitudes como crentes. Se olharmos, com sinceridade, para a nossa vida, percebemos como acabamos, nalgumas coisas, por achar que não precisamos de Deus.

Este maldito vírus vem mostrar-nos – esperemos que assim o seja – que a nossa autossuficiência é uma mera ilusão. Achamo-nos muito fortes, muito donos do nosso tempo… Mas basta chegar um vírus, apenas visível ao microscópio, para nos derrubar, para por o mundo virado do avesso …

E lá se foram todas as nossas certezas, todos os planos certinhos que tínhamos na cabeça… Se calhar precisamos mesmo de Deus… A Mãe, em Medjugorje, pede-nos para RE (LERMOS) OS EVANGELHOS, porque HÁ SEMPRE ALGO DE NOVO. Neste tempo de confinamento social – e de isolamento para muitos – devíamos mesmo seguir este conselho. Lá estão todas as respostas para este - e todos os outros – tempo de incerteza.

Deixo algumas passagens da Bíblia, mas o melhor é mesmo meditar na Palavra na Deus, lendo cada um dos Evangelhos. http://www.paroquias.org/biblia/


“Reparai nos corvos: não semeiam nem colhem, não têm despensa nem celeiro, e Deus alimenta-os. Quanto mais não valeis vós do que as aves! E quem de vós, pelo facto de se inquietar, pode acrescentar um côvado à extensão da sua vida.” Lc 12, 24-25


 “Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber, nem andeis ansiosos, pois as pessoas do mundo é que andam à procura de todas estas coisas; mas o vosso Pai sabe que tendes necessidade delas. Procurai, antes, o seu Reino, e o resto vos será dado por acréscimo” Lc 12, 29-31



“Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.” Jo 35, 34-35


“Não julgueis, para não serdes julgados; pois, conforme o juízo com que julgardes, assim sereis julgados; e, com a medida com que medirdes, assim sereis medidos.” Mt 7, 2-3


“Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos, os conhecereis.” Mt 7, 15-16


Sem comentários: