quinta-feira, janeiro 23, 2020


E quando a vida não faz sentido, eis Jesus a pedir o teu amor…





Sempre me questionei por que razão Jesus disse: “Meu Deus, meu Deus porque Me abandonaste?” Mc 15, 34 Há uns dias, após ler um livro de Tomáš Halík, estava em oração e percebi: Aquele é o momento em que Jesus, no Seu sofrimento atroz, se identifica com quem está em agonia. Seja por causa da morte iminente, seja porque a vida já não tem qualquer sabor.

Tudo isto fez ainda mais sentido quando vi a partilha de uma amiga no Facebook do testemunho do jornalista e escritor espanhol Jesus Garcia (o link em baixo). Este homem lembrou-se desse momento de agonia de Jesus quando estava muito mal, a achar que a vida não fazia sentido. Enfim, quando a vida já não tinha qualquer sabor...

No seguimento do último post – referente ao suicídio – escrevo mais estas palavras. Jesus escuta quem olha para a vida e já não lhe vê qualquer sentido. Ele sabe como é indescritível essa dor dilacerante que pode – e é muitas vezes – mais forte que a dor física. Mas, logo de seguida, mostra que o caminho não é desistir e entrega o Seu Espírito. Lc 23, 46

No meio da agonia, Ele mostra-nos que, independentemente do que se possa estar a sentir – melancolia, tristeza, frustração, etc. – basta entregar-nos a Deus. Como? Basta uma simples oração como “Não tenho mais forças, não consigo mais, quero mesmo desistir da vida, por isso agarra a minha mão, Jesus!” Ou simplesmente “Jesus…” Ou um simples – mas tão profundo – olhar para uma imagem…

E esta entrega leva-nos ao que aconteceu a Jesus: à ressurreição. No caso da doença física pode haver um milagre ou então partimos em paz, para O ver. No caso da dor psicológica também ressuscitamos mas já aqui, deixando de lado o desejo de abandonar este mundo. O reerguer pode ser difícil, lento – aos nossos olhos -, doloroso, mas termina na Luz verdadeira, que é Jesus.

Porque, como Ele disse, à apostola Anne: “Sois tão valiosos para o Meu Reino e Eu preciso de vós para Me ajudardes a chegar até aos outros.”



Sem comentários: