segunda-feira, junho 24, 2019


Ninguém é um fardo! Deus ama-nos desde o seio materno!




“Quem se interessa por mim? O que ando a fazer neste mundo? Só dou trabalho.” Já ouvi estas palavras mais que uma vez da boca de pessoas idosas e doentes. Estão cansadas do sofrimento e de não terem a ajuda de que mais precisam. Ou então até têm, mas quem trata delas deixa transparecer que elas são um fardo na sua vida…

Lembrei-me particularmente destas pessoas hoje, quando li na Liturgia Diária, esta passagem: “Antes de te haver formado no ventre materno, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio de tua mãe” Jr 1, 5

É triste ver como esta sociedade, dizendo-se laica porque livre, afastou esta Verdade de Deus da vida de tantas pessoas. Quantas deixariam de desejar a morte - ou até de cometer suicídio – e de se acharem um fardo se soubessem que Deus as ama e as conhece profundamente, com qualidades e imperfeições, desde o seio materno…

É maravilhoso! Mesmo tão imperfeitos, Deus ama-nos! Ama-nos ao ponto de se fazer Homem, de sofrer horrores e de morrer na cruz… Deus não é masoquista, mas louco de amor por nós, daí que tenha aceitado o sofrimento para nos levar à Vida Eterna!

E será que mesmo nós que conhecemos esta passagem nos lembramos deste amor todos os dias? Falando por mim … nem sempre. Aliás, até me lembro, mas não deixo que esse amor me transforme. Não deixo que esse amor me toque todos os dias para, pelo menos à noite, dizer: “Isto não correu muito bem, mas Deus ama-me e isso é o que interessa. Vou dormir, deixando que a Sua paz e amor me reconforte.”

Enfim… Jesus, ajuda-nos a reconhecer, a sentir, a saborear este Teu amor maravilhoso que nos queres dar desde o seio materno! E que O demos a conhecer a todos aqueles que passam pela nossa vida, porque esse Teu amor é, muitas vezes, a única tábua de salvação de quem se sente amargurado e cansado desta vida. Ámen.  



Sem comentários: