sexta-feira, novembro 10, 2017

A Mãe de Jesus é uma escola para todas as mães …





E que tal meditarmos no que a Mãe de Jesus sofreu? Será que já pensámos bem no que ela passou na vida?

 - Primeiramente fica grávida ainda sem estar casada – apesar de já estar prometida a José. Naquela altura não era apenas um escândalo, Maria sabia que a sentença para estes casos era a lapidação, ou seja, a morte…

- Depois teve de contar à família, a José … Como iriam eles reagir? Vivendo numa região muito pequena, já sabia que tanto ela como os pais e José iriam ser muito maltratados pelos vizinhos. O gozo, a vergonha iriam fazer parte do dia-a-dia de quem ela mais amava…

- Ainda no meio de todo este rebuliço, caminhou por montanhas para chegar a casa de Isabel para a ajudar ….

- Teve o filho num estábulo, após muitos lhe terem fechado a porta e depois de uma viagem longa…

- Jesus desaparece aos 12 anos. Durante 3 dias procura-O, acabando por ouvir estas palavras que Ela não entendia: “Não sabias que devia estar na casa de meu Pai?” Além do sofrimento da perda, ainda teve de ouvir os comentários maliciosos dos vizinhos e parentes …

- Não se sabe quando José morreu, mas imagine-se o que é criar um filho, que se mostrou sempre diferente dos outros, sem pai …

- Viu o Filho partir em missão, ser maltratado, agredido, torturado, morto …

- Teve de enfrentar a perseguição dos cristãos após a morte de Jesus na cruz, teve de ouvir as pessoas a rirem e a gozarem com a ressurreição do Seu Filho …


Maria é Mãe de Jesus, mas como Ele, não deixou de sofrer. Mesmo assim, sempre guardou tudo no seu coração, dizendo apenas “Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua vontade” (Lc 1, 38).

Peçamos a Jesus para, mesmo sem saber para onde vamos, confiemos Nele e tenhamos a graça de nos entregarmos, de corpo e alma, como o fez a Sua/Nossa Mãe!


PS: Nesta meditação muito ajudou a palestra da Edenilde do Canção Nova nos 18 anos do Grupo de Oração Ruah da Paróquia de Odivelas.


Sem comentários: