sexta-feira, novembro 17, 2017

A cruz da missão do leigo é esta: o stress, a correria …



Como mãe e filha, passo a vida a correr. Sendo a única a trabalhar, tenho dias que o cansaço fala mais alto. São os atrasos nos transportes, o filho que adoece, a mãe que adoece, a crise de estômago, a roupa para lavar, a limpeza, a comida, o ordenado que só dá para pagar contas …

Os dias correm velozes, mal saboreamos o ar que respiramos, quanto mais as coisas belas que Deus nos coloca no caminho…

Mas é nisto que queremos mudar se queremos mesmo ser cristãos. A missão não é apenas para os consagrados e para quem parte para outras terras, é para todos. E, tal como os consagrados, a cruz do leigo é esta: o stress, a correria, a tentação de mergulhar neste mundo superficial, esquecendo Jesus nos muitos afazeres do dia.

Os dias são cheios de stress e de mil e uma responsabilidades, mas também estão cheios de momentos para orar. Não é fácil, mas peçamos a Jesus que nos dê a graça desta oração contemplativa em ação.

Aproveitemos os transportes ou a fila de trânsito para ler a Palavra de Deus, para rezar o terço, para estar em silêncio, para escutar Jesus… Entreguemos cada gesto a Ele, mesmo aqueles que são menos perfeitos.

Quando estamos cansados e nos apetece chorar, entreguemo-nos assim a Jesus. Ele aceita-nos como somos. Se não te apetece falar, não fales e diz: “Jesus, não me apetece dizer nada, mas sei que estás aqui comigo! Obrigada.”

Não nos deixemos levar pela tentação do “não tenho tempo”, “está muito barulho e confusão”, “não sou consagrada, basta ir à Missa e rezar um Pai-Nosso de vez em quando”…

Jesus morreu na cruz por ti! Não O abandonemos nesta missão de leigos! Ele não merece!


Sem comentários: