sexta-feira, julho 20, 2007

Em oração... pelo Darfur!

Acabei de chegar da oração de TaiZé pelo Darfur. Agradeço, em nome da Plataforma África (http://plataformafrica.blogspot.com/), a todos os que estiveram presentes, pessoalmente ou em espírito. Graças a Deus foram várias as pessoas que se reuniram para pedir ao Pai que olhe por este povo que sofre tanto. Que olhe por quem sofre e por quem faz sofrer. Sim, os que fazem sofrer são os que estão mais doentes, mais cegos à Paz e ao Amor.


Há muito tempo que não ia a uma oração TaiZé. Senti-me... no lugar certo. Estava cansada, stressada, mas tudo isso ficou para segundo plano. O que mais me fascina nas orações TaiZé é a simplicidade de cada cântico, gesto, oração... e o silêncio. É no silêncio que sinto realmente Deus. Foi no silêncio que me entreguei a Deus Pai, sem véus, e senti que o Reino dos Céus está dentro de mim e não no exterior. Senti o Espírito de Deus dentro de mim e rezei com consciência do que estava a dizer, com amor, esperança e confiança.


Enfim, foi muito bom estar ali a rezar e a contemplar o Pai. Um dos momentos mais marcantes é quando ficamos à volta da cruz. Nunca o tinha feito. Senti que entregava o sofrimento do mundo, nomeadamente do Darfur, à cruz de Cristo. Senti mais profundamente a Dolorosa paixão de Cristo, que não é mais do que a Sua imensa e Divina Misericórdia e o Seu imenso Amor pela Sua Humanidade. Apesar desta Humanidade lhe virar tantas vezes as costas, preferindo acreditar em tudo, menos Nele... Ou quando passa ao lado e nem quer saber se há alguém a sofrer... Nem que seja um povo, nosso irmão, lá em África.


Não passemos ao lado do drama do Darfur e de tantos outros que andam por aí, longe e ao pé de nós.

2 comentários:

Sandra Dantas disse...

Bom dia amiga!!!
Passei por cá para ver como tinha sido... Fico feliz por ver que foi um bom momento de encontro n'Ele e com Ele!
Pois é... o sofrimento deste povo e de tantos outros, também me faz sofrer, especialmente quando vejo extremos, de completa miséria e esbanjamento... As coisas podiam ser bem diferentes...
Um abraço, no Mestre!

silvino disse...

a oração em volta da cruz é qualquer coisa de marcante, mesmo.

em taizé tive o privilégio de o sentir mais perto do q nunca .. no momento em que a minha cabeça tocou a cruz, simbolicamente ou nao, fui eu q me senti tocado.

«..os que fazem sofrer são os que estão mais doentes..»

tenho a certeza q situaçoes como as de darfur podem ser resolvidas quando as pessoas se sentirem assim .. procuradas, encontradas, tocadas por Deus .. a nossa missão é ajudar os nossos irmãos nessa caminhada, q é nossa também :)