quinta-feira, junho 20, 2024

 

Não és perdoado

 


Há passagens da Bíblia que não podem ser ignoradas. Esta é uma delas:

“Porque, se perdoardes aos homens as suas faltas, também o vosso Pai celeste vos perdoará. Mas, se não perdoardes aos homens, também o vosso Pai não perdoará as vossas faltas.” Mt 6, 14-15

É Jesus que o diz… Será que já perdoámos, de coração, a quem nos magoou ou nos maltratou?

Ajuda-nos, Espírito Santo, a ver se realmente perdoámos ou se ainda resta alguma mágoa. Cura-nos deste tipo de sentimento e ajuda-nos a perdoar de todo o coração, para sermos perdoados e para ajudar quem nos fez mal a ver que o amor e o perdão fazem mais sentido do que o ódio e a vingança. Ámen.


sexta-feira, junho 14, 2024

Um encontro de Amor


Já repararam que, hoje em dia, é comum venderem-se encontros e retiros de silêncio? Mil e um movimentos/grupos oferecem momentos de tranquilidade e de silêncio. Infelizmente, muitos, levam-nos a adorar falsos deuses... Quantos católicos vão atrás disto... O ser humano tem fome e sede da oração em silêncio, contemplativa. Daquela oração que acalma o coração, que conforta a alma, que nos faz sentir amados. Sente falta da oração que é dita de coração, sem ser necessário muitas palavras.

Mas, sabem, na Igreja Católica já existe essa oração há  2 mil anos. E não é preciso ir a um retiro - embora, a Igreja também os tenha. Basta entrar numa Igreja, principalmente quando está Exposto Jesus, e ficar ali, em silêncio, a olhar para Ele. Olhamos para Ele e Ele olha para nós. Não são necessárias muitas palavras. Basta ficar, sabendo que temos um Deus maravilhoso, que nos ama, mesmo cheios de pecados. 

Aproveitemos este silêncio, este momento de contemplação, para amar e para nos sentirmos amados. O nosso mal, muitas vezes, é não conhecermos o Amor que Deus tem por cada um de nós...

Para terminar, aconselho-vos a ler o livro "Testemunhos Eucarísticos", da querida amiga Marisa Ferreira Neto. Contém testemunhos maravilhosos da diferença que faz deste encontro de amor entre Deus e cada um de nós...

PS: Na imagem deste post, está o contacto para quem quiser pedir o livro. Quem não pode deslocar-se a uma Igreja, por motivos de força maior, como doença incapacitante, pode fazer Adoração em casa, através da TV Canção Nova ou da Internet (canais de Adoração Perpétua). 

sábado, junho 08, 2024


"Meus filhos, porque vos apressais tanto?"




Ainda no outro dia conversava com uma pessoa e comentávamos como se saboreia cada vez menos a vida. Na maioria das sociedades, tem-se acesso a mil e uma coisas; vive-se numa ansiedade constante em se conseguir fazer isto, aquilo, em se estar atualizado... No trabalho, com as novas tecnologias, temos de estar sempre contactáveis. Os filhos têm de ter muitas atividades extracurriculares para serem supostamente mais felizes... 

Mas, onde fica o essencial? Onde fica a oração, sobretudo em silêncio? E a Eucaristia? E o tempo para a família sem correria? Jesus pediu à missionária Anne para divulgar uma pergunta: "Por que razão sentis que é preciso andar tão depressa ao longo dos vossos dias?" 

E deixou um desafio. Vamos pô-lo em prática? 

"Quero que mudeis a vossa maneira de viver e estou a pedir-vos que façais esta mudança agora. Durante a próxima semana, pensai em cada atividade e decidi, Comigo, se é algo que Eu quero que façais, ou se é algo que vós quereis fazer."

Porque, continua: "Quero oração, sim, mas também quero conversas que não sejam apressadas, e em stress, entre maridos e mulheres, entre irmãos e irmãs, e entre pais e filhos. Foram estas as pessoas que Eu decidi que partilhariam convosco os caminhos da vida e vós tendes obrigações para com elas. Se estais muito ocupados com a vossa própria vontade, não olhareis para a Minha vontade e perdereis oportunidades de aprender dos outros e de assistir os outros na sua aprendizagem sobre Mim."

PS: Podem consultar o resto em https://directionforourtimes.com/wp-content/uploads/2013/04/POR-Stress.pdf . Tem o imprimatur da Igreja. 


sábado, junho 01, 2024

 

Orar com o coração, sem palavras vazias

 


Está a terminar mais um ano de catequese. Admito que gosto muito de falar de Jesus às crianças e aos jovens, apesar de ser cada vez mais difícil. Fruto deste tempo, os mais pequenos estão habituados ao imediato, às informações flash, a estímulos visuais, a não terem paciência para ouvir seja o que for.

Como vamos falar de Jesus com esta agitação? Como vamos pôr estas crianças a orar e a amar Jesus, sem acharem que a catequese é uma seca? Não é fácil, é preciso admiti-lo. Mas, com muito Espírito Santo, é possível.

É verdade que são muito agitados, desinteressam-se facilmente, mas acredito que Jesus aproveita esta geração para, mais que nunca, nos lembrar como é que se deve orar:

“Mas chega a hora - e é já - em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são assim os adoradores que o Pai pretende.” (Jo 4, 23)

Por outras palavras, tal como nos diz a Mãe nas suas aparições, é preciso orar com o coração. Estas crianças e jovens mostram-nos que Jesus quer oração com amor, sem palavras vazias, que apenas saem da boca. Eles mostram-nos como devemos ser mais simples, mais concretos, como devemos centrar-nos mais na Palavra de Deus que é para usar no dia-a-dia…

Todas as gerações têm coisas boas e más. E estes pequeninos mostram-nos Jesus a dizer que está cansado de muitas palavras ditas apenas por tradição, sem saírem do fundo do coração, sem terem por base uma relação de proximidade com Jesus.

Temos de ensinar as crianças e os jovens, mas também temos muito a aprender com eles. Como diz Jesus: “Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu” (Mt 18, 13)