terça-feira, julho 14, 2020


Prudência, mas sem temor e desânimo…



“Tem cuidado, mas não temas; não desanimes nem te assustes à vista desses dois tições fumegantes.” Is 7,1-9 São palavras de consolo as que podemos ler na 1.ª Leitura da Eucaristia de hoje.

Estamos numa fase complexa das nossas vidas. Um vírus tornou-se numa ameaça mundial, afetando todas as áreas: saúde, social, Economia, Cultura, etc. Muitas pessoas estão no desemprego, outras com doenças graves e possivelmente letais esperam semanas/meses a fio sem saberem se podem fazer uma cirurgia… Não há certezas e até se tem medo das previsões.

No meio do caos temos a vida bem real, que não para. Uns estão em casa por serem de risco; outros, mesmo sendo de risco, têm de andar todos os dias em transportes para darem comida aos filhos; e há quem esteja de tal forma assustado e em pânico que já precise de apoio psicológico. No meio de tanta angústia ficam ainda mais esquecidas as realidades bem cruéis – e que sempre existiram – dos refugiados, deslocalizados, imigrantes, violência doméstica, abuso sexual, maus-tratos infantis…

Mas, como Deus não está longe, e nos continua a falar por meio da Palavra Viva, diz-nos claramente: “Tem cuidado, mas não temas; não desanimes nem te assustes”.

Oração
Pai, dá-nos força para enfrentar a vida com alegria e sem pânico, nunca deixando de ser prudentes. Somos fracos, mas a Ti tudo é possível. Ajuda-nos a ir para a frente, nunca esquecendo de Te louvar e amar e de Te levar aos nossos irmãos e irmãs. Ámen.



Sem comentários: