segunda-feira, julho 06, 2020


E a Confissão/Reconciliação? Tão esquecida, mas tão importante…




As lágrimas vieram-me aos olhos quando entrei na Igreja e vi que podia confessar-me. A Confissão ou Reconciliação é um sacramento de cura, sobretudo interior, que nos leva a fazer um exame de consciência dos nossos atos, palavras, pensamentos, omissões… Todos os dias peço perdão a Deus, obviamente, mas é diferente quando se recebe o sacramento, instituído por Jesus (Jo 20,21-23).


É triste que muitos de nós tenhamos crescido com a ideia de que a Confissão é algo horroroso, chato, aborrecido, que nos obriga a contar os nossos erros a um padre. Mas não é nada disso! É um momento maravilhoso em que, de forma humilde – não humilhante -, abrimos o nosso coração, pedindo perdão. É um momento magnífico para sentir a misericórdia e o amor de Jesus e para aprender a ser mais humilde e a pedir perdão também aos irmãos que magoamos. Pode ainda ser – infelizmente, nem sempre acontece – uma forma de ouvir do sacerdote aquele conselho que nos vai dar mais força e orientação.

Há, aliás, muitos testemunhos, em grupos de cura e libertação e até de exorcistas, de pessoas angustiadas e desamparadas que, após uma confissão geral de vida (todos os erros da vida), ficam curadas, enchendo-se de vida e vida abundância (Jo 10,10).

Neste tempo de pandemia também as confissões ficaram confinadas. Obviamente que Deus é Pai e sabe bem que assim teve de ser. O próprio Papa realçou que ninguém deixava de ter a misericórdia de Deus. Mas penso que já se deveria voltar. Nalgumas igrejas isso já acontece, noutras não. Compreendo que deva haver cuidados, mas se é possível celebrar a Eucaristia, com segurança, por que não tentar o mesmo com a Confissão?

Pode haver casos em que, de facto, a Igreja não tenha espaço. Mas não existe uma alternativa? Nem que seja por videoconferência, telefone… Quem não se lembra das imagens de pessoas que, dentro do carro, num descampado iam ter com o padre para se confessarem?

Esta pandemia tem-nos feito refletir sobre muitas coisas, além de ter, em muitos casos, aumentado a falta de paz dentro de casa, no trabalho, etc. Precisamos da Reconciliação, desta fonte inesgotável de vida, amor e misericórdia, que nos cura e nos fortalece…



Sem comentários: