segunda-feira, novembro 18, 2019


A ilusão do fim do sofrimento vs a ilusão da felicidade eterna neste mundo




“Pare de sofrer.” Esta mensagem é comum em muitas religiões, movimentos, filosofias, etc. Num mundo caótico é obviamente tentadora, principalmente quando as “soluções” que nos dão são à base do facilitismo e do imediatismo.

Qual é o problema? As suas consequências a médio e longo prazo. Jesus não nos pede para fugirmos da realidade, mas para a enfrentarmos com a Sua ajuda. Mesmo que a dor faça parte num primeiro momento, é melhor enfrentá-la do que recalcá-la. Porque quando voltar – e vai sempre voltar – vai ser muito mais tempestiva e irá deixar marcas mais profundas.

Jesus não escondeu que o sofrimento faz parte desta vida. Mostrou-o com a sua própria vida, na cruz, e por palavras: “No mundotereis tribulações; mas, tende confiança: Eu já venci o mundo!” Jo 16, 33 Mas também nos prometeu – e Ele jamais mente – que “Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos” Mt 28, 20

Não nos deixemos assim iludir com a falsa promessa de que vamos deixar de sofrer. Não nos deixemos levar por falsas doutrinas. S. Paulo já alertava: “Mesmo no meio de vós, se hão de erguer homens de palavras perversas para arrastarem discípulos atrás de si”. At 20, 30

Mas também não se deve entrar no extremismo oposto, ou seja, procurar o sofrimento. Jesus diz-nos que veio para que tenhamos “vida e vida em abundância” Jo 10, 10. S. Paulo alerta para a importância de nos alegrarmos sempre, dando sempre graças por tudo:  

“Por nada vos deixeis inquietar; pelo contrário: em tudo, pela oração e pela prece, apresentai os vossos pedidos a Deus em ações de graças. Então, a paz de Deus, que ultrapassa toda a inteligência, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Fl 4, 6-7

Soframos o que tem mesmo de ser, sempre apoiados em Jesus e Maria, mas não provoquemos o sofrimento sadomasoquista, que nos afasta da alegria de Jesus. O segredo para o conseguir é meditar na vida de Jesus e ver como Ele reagia a cada momento. É fácil? Pessoalmente, consigo fazê-lo? Nem sempre. Mas não há nada como tentar e treinar, treinar, pedindo a ajuda do Espírito Santo. Não vamos conseguir a perfeição aqui, mas vamos com certeza caminhar para a meta mais importante: a Vida Eterna.



Sem comentários: