segunda-feira, dezembro 17, 2018


“Não vos inquieteis com coisa alguma”: Eis o segredo da alegria em Jesus




Ontem cheguei à Missa a sentir-me triste, angustiada, esgotada… Mal entrei na Igreja disse a Jesus: “Hoje estou assim. Sei que é o Domingo da Alegria, mas não consigo senti-la, apesar de ter tanto para te agradecer…” E ali fiquei no meu cantinho, tentando saborear aquele momento de descanso em Jesus…

E, na 2.ª Leitura, lá estava este Jesus maravilhoso a sorrir e a dizer-me: “Alegrai-vos sempre no Senhor. (…) Não vos inquieteis com coisa alguma; mas em todas as circunstâncias, apresentai os vossos pedidos a Deus, com orações, súplicas e ações de graças. E a paz de Deus, que está acima de toda a inteligência, guardará os vossos corações e os pensamentos em Cristo Jesus.” (Fl 4, 4-7)

Foi aí que percebi. Para me alegrar preciso de NÃO ME INQUIETAR COM COISA ALGUMA. Se já pedi a Jesus, se acredito – e acredito mesmo – que Ele me vai mostrar a melhor forma de lidar com os problemas na vida, porque me continuo a inquietar?

Não basta pedir e  louvar a Deus. Tenho também que parar de sentir o peso de tudo o que está à minha volta, principalmente nos momentos em que ando esgotada e com muito trabalho. Porque é muito fácil, no meio da correria do trabalho e das dificuldades, deixar-me levar pela corrente da inquietação. Muitas vezes faço-o de forma inconsciente, mas a verdade é que essa corrente só me vai conduzir ao abismo. Essa corrente só me vai afastar da alegria de Jesus, da paz de Jesus. Aquela alegria e paz que sentimos mesmo quando tudo cai à nossa volta.

Peço assim a Jesus que me agarre e que me puxe dessa corrente, para que eu não deixe sufocar o Espírito Santo e para que possa, nos momentos bons e maus, ser o rosto de Cristo junto do meu próximo.


Sem comentários: