sexta-feira, junho 29, 2018




Testemunho na prisão: “Jesus é fantástico!”




“Jesus é fantástico!” A frase foi dita vezes sem conta pelo Padre Dâmaso, conhecido como o “padre das prisões”. Faleceu recentemente aos 87 anos, mas a sua marca vai ficar por muito mais tempo nos corações de muitos reclusos e ex-reclusos.

Este homem de Deus nunca parou de mostrar a verdadeira imagem de Jesus: um Deus misericordioso que ama e que luta pela salvação – física, psicológica e espiritual – de todos nós, mesmo se cometemos um ou vários crimes.

No outro dia tive acesso a um testemunho de um recluso que conviveu com o padre e que agradecia por ele o ter ajudado e a outros “a chorar os nossos erros mas sem deixar de viver na esperança”. Continuando, relembra que o Padre Dâmaso lhe relembrava que “só há um Deus, o Deus do amor, do perdão e que nunca nos abandona, procurando-nos sempre”.

Este é um testemunho de alguém que cometeu um crime e que ainda está atrás das grades e que, na minha singela opinião, deve fazer-nos refletir. Até que ponto conseguimos transmitir esta imagem – a que é realmente verdadeira – de Deus? Se calhar até o fazemos com quem achamos que “se porta bem”. Mas será que o fazemos com quem já cometeu graves erros na vida?

Quando falo em erros graves não tem de ser obrigatoriamente daqueles que nos levam a tribunal e a uma prisão. Um erro grave pode ser simplesmente fechar os olhos perante uma mulher, nossa vizinha, que é maltratada pelo marido e a quem nunca damos a mão … Se for preciso até a condenamos, dizendo que “se calhar gosta de levar porrada” …

Que o exemplo deste padre nos leve a refletir e a meditar nas nossas próprias ações e na maneira como mostramos Jesus aos outros, independentemente dos erros cometidos ao longo da vida para que o nosso testemunho seja o de que Jesus é fantástico…

Como Ele próprio nos diz: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.” Mc 2, 17


Sem comentários: