quinta-feira, setembro 03, 2009

Sorriam!!!!


Este ano não pude participar o tempo todo na Semana de Encontro Com (SEC) do bairro onde costumo ir. O mestrado não me deixou. Mas, eu tinha de lá ir e ainda passei lá alguns momentos. Como já devem calcular foi tudo aquilo que eu costumo dizer e que não é mais do que viver Cristo.
Enquanto lá estive, como é habitual, recebi muitos abraços e beijinhos das crianças. Fizeram-me penteados, desenhei com eles, jogámos ao Rei Manda, à bola, aprendemos a fazer pão … Houve momentos para aprender, para rezar e para a música. As crianças optaram pela Floribela. He! He! Deviam ver-me a dançar a Floribela e o seu TIC TAC! Diverti-me tanto! Claro, nós mais velhos, já mal podíamos com o cansaço.

E, no meio disto tudo, dei por mim a pensar. Mas, Cristo diz: “Sede felizes!” e nós costumamos andar sempre a refilar. Já repararam? Quantas vezes refilamos ao longo do dia? Estas crianças vivem como vivem, têm que lutar muito mais para ter seja o que for, os pais a mesma coisa e andam … felizes. Isto é das coisas que mais admiro na cultura africana. As pessoas podem ter mil e um problemas, mas arranjam sempre espaço para um sorriso.

Cristo dá-nos vida e vida em abundância (Jo 10, 10) e nós o que fazemos com esta vida? Claro que não dá para andar sempre com um sorriso nos lábios. Mas, poderíamos sorrir mais. Agradecer mais pelo que tivémos de bom ao longo do dia. Nem que seja apenas uma coisa. Agradeçamos por isso. Em vez de olharmos só para o mal, olhemos para o bem também. Olhemos para o mal para aprender com ele e agarremos o bem que está à nossa frente, por menor que seja. A vida é nua e crua. Mas, também é muito bela.


Não sei se aceitam, mas vou lançar um desafio para todos nós:
- Pensemos no que é que nos impede mais de sorrir e de ter a vida em abundância que Cristo nos quer dar todos os dias. Pode ser muita coisa. Deixo-vos um exemplo: não aceitarmos que os problemas fazem parte deste mundo e deixarmo-nos levar por eles, sem pedir ajuda a ninguém e sem fazermos um esforço para os superar e aprender com eles …

- Mas, escolhamos apenas o que mais nos impede de sorrir. Apenas uma coisa. Tentar resolver muita coisa ao mesmo tempo não leva a nada.


Depois, podemos fazer esta ou outra oração:

Cristo, Tu sabes que não é fácil viver. Não é fácil ter este problema/impedimento (dizer o que é). Mas, eu sei que Tu prometeste vida e vida em abundância já aqui neste mundo. Por isso, peço-Te que me ajudes a saber enfrentar este problema/impedimento, ensinando-me como ultrapassá-lo ou como o carregar da melhor maneira. Porque eu amo-Te e quero dar-Te todos os dias o meu sorriso, o meu agradecimento pela obra que fazes em mim.

Maezinha, também quero a Tua ajuda. Ajuda-me a dar este sorriso diário de agradecimento ao Teu Filho como um presente que se dá a quem mais nos ama.
Obrigado por escutarem a minha oração. A Vossa bênção.
Amén.

7 comentários:

Fontez disse...

o teu caminho na vida é lindissimo.
luta, coragem e alegria.
q a fé nunca te abandone.
sem duvida de salutar.

abraço apertado.

Ailime disse...

Maria João,
A tua vida é um exemplo e a oração que partilhas veio na hora certa, porque, sabes, há pessoas que não "suportam" a nossa alegria, a nossa maneira de estar e hoje estou triste por isso!
Daqui a pouco já estou bem.
Bem-hajas e que Jesus e Maria te ajudem a alcançar os teus objectivos.
Beijinhos.

Unknown disse...

Olá amiga.
Vim fazer uma visita e desejar um belo fim de semana.
Como sempre bons textos e orações.
Continua assim.
Abraço
Manuela

Pena disse...

Estimada Amiga Linda:
Um texto profundo de vivência da Fé em Deus a que se dedica de Alma e coração gigantescos.
Jesus era um Homem bom.
Fazia o bem e comungava na beleza e ternura das crianças.
Tem uma sensibilidade notável na entrega a uma causa fabulosa.
Bem-Haja, amiga.
Adorei e respeitá-la-ei SEMPRE!
Beijinhos amigos e gratos pela amabilidade e simpatia expressas no meu blogue.
Sempre a admirá-la

pena

Linda...!
Respeito imenso a sua escolha de vida enternecedora e doce.

Luna disse...

Sabe tão bem ver um sorriso e sorrir deixa-nos com mais leveza, eu trabalho com o publico diariamente e posso não ter nada para dar mas sem um sorriso não deixo ninguém faz parte de mim não é forçado.

as crianças são fantásticas, bem podíamos aprender com elas, se estão felizes, estão, se estão zangadas demonstram com toda a força, mas quando passa, passa não guardam águas rancores, não tem egos são puras,
Beijinhos

Canela disse...

Belissima e enriquecedora partilha.

Obrigada Mª João.

Um beijinho

LUAR DE SOL disse...

Obrigado M joao, por me fazeres viver por momentos outra forma de vida, e por me fazer pensar e rezar contigo.Grande abraço