terça-feira, setembro 16, 2008

As dores de Maria, nossa Mãe

Ontem foi o Dia de Nossa Senhora das Dores. No dia anterior foi o dia da Exaltação da Cruz. Já pensaram nas dores de Maria?

Recebe, sob acção do Espírito Santo, a notícia de que vai ser mãe “sem conhecer homem”
Podia ter fugido, podia ter dito “Não!”, mas na altura disse “Sim!”. Não sabia como poderia acontecer, mas deixou-se guiar pelo Espírito de Deus. Na altura só sabia que iria sofrer muito com a pressão dos vizinhos, que corria riscos de perder o casamento… Mas, nada a afastou da missão de Deus. O Seu “Sim!” foi fundamental para toda a Humanidade.
Tem o filho num estábulo, sem condições
E tudo isto aceitou, sem refilar… Mais palavras para quê…

Foge para o Egipto
Em sonhos, José é avisado de que pretendem matar Jesus. Foge, como Deus lhe pede, para o Egipto. Não é preciso ser mãe para se perceber a aflição que não terá tido Maria, ao saber que queriam matar o Seu pequeno e inocente Filho.

Profecia de Simeão
Na apresentação do Menino no templo, Simeão diz-lhe que “… este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te trespassará a alma” (Lc 2, 33 ss). Como não se terá sentido…

Perda de Jesus aos 12 anos
Perde o Seu Filho aos 12 anos. Sem comunicações e sem bons caminhos, imaginem a aflição…
Viu como as pessoas gozavam e queriam fazer mal a Jesus, ansiando alguns deles pela Sua morte E tudo aguentou, meditando em silêncio, confiando em Deus…

Caminhou com Jesus até ao Calvário, viu-O morrer, segurou-O morto nos braços… Há maior agonia para uma mãe do que ver o Seu Filho acusado injustamente e morto…

E o que não terá passado com a perseguição depois da morte e ressurreição de Jesus, mas manteve-se junto dos apóstolos, rezando e pedindo a vinda do Espírito Santo, tal como Jesus prometera… Hoje continua a sofrer, ao ver que ninguém quer saber do Seu Filho, que é Amor… E sofre porque Jesus sofre ao ver como tratam a Sua Mãe e como Ela sofre ao ver tantos filhos perdidos…

Maria, ensina-nos a seguir o Teu Filho. Ensina-nos essa humildade, amor, misericórdia, paciência que sempre Te acompanham. Leva-nos até Jesus.
Obrigado, Jesus, pela Tua e nossa Mãe! Que A conheçamos e que percebamos que amar Maria, não é adorá-La e sobrepô-La a Ti. Aliás, como Ela nos continua a dizer: “façam tudo o que Ele vos disser!”. Amar Maria é amar a Mãe que nos deste à hora da morte.
“Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!» E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua.” (Jo 19, 26-27)

10 comentários:

Unknown disse...

Quão doce é nossa Mãe Santíssima... quantos sofrimentos passou "guardando tudo em seu coração". Além de a termos como amadíssima Mãe, a temos como exemplo de mulher... como é difícil seguir seus passos, mas busquemos essa meta.
beijos com carinho

Ecclesiae Dei disse...

Só podemos agradecer a Deus por partilhar conosco sua Santa Mãe!
Quantas dores ela passou... isso nos lembra que nossos sofrimentos são tao pequenos perto dos dEla.
Abraços

Anónimo disse...

um post bem escrito.
Maria, nossa Mãe, sorri ao ler!

roguemos todos dias a/para Ela...!

**

Anónimo disse...

Rezemoa para que a Mãe de Jesus interceda por todos nós em especial nos momentos de mais sofrimento.

Obrigada por nos ajudares a rezar, com as tuas belas palavras.
Um abraço em Cristo e a Virgem Maria

Marlene Maravilha disse...

Que lindo post minha querida!
Sim, que mulher agraciada por Deus foi esta e quanto sofrimento teve que passar! Nao podemos sentir a sua dor, porque seria impossível, creio eu, humanamente falando.
Deus te abencoe! Obrigada pelo teu comentário carinhoso!
beijo grande

Maria Pires disse...

amiga quanto é lindo o seu dizer sobre Maria nossa Mãe todos os dias peço a Deus que me ajude a dizer Sim, como Maria fez em todos os pedidos que Jesus lhe fez.beijinho em Jesus e Maria.

S. disse...

Adoro Maria. E quão belos são alguns cânticos dedicados a ela!

Esse texto é belíssimo. Li-o há pouco tempo também. E verdadeiro!

Um beijo*

Ailime disse...

Sim, a palavra, que para mim, melhor define Maria!
A Senhora do Sim, a Senhora do Silêncio, a Senhora da Paciência!
Que por sua intercessão possamos todos caminhar na direcção de Seu Filho, Jesus!
Parabéns por este teu maravilhoso exemplo de entrega, partilha e oração.
Beijinho, Maria João.

Anita disse...

Um olhar compreensivo, um sorriso acolhedor, uma boa palavra, uma ajuda qualquer e tantas outras pequenas coisas no decorrer de cada dia podem fazer-te mais feliz.

Bom fim de semana amiga.
Beijos no teu lindo coração.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Fá menor disse...

Maria, Nossa Senhora das dores! As dores por seu Filho todos os dias crucificado pelos nossos pecados. As dores por todos os seu filhos pecadores que insistem em errar!

Beijos em Maria, nossa Dolorosa Mãe