terça-feira, janeiro 22, 2008

Missão: pequenos grandes gestos

"É uma pedra mágica. É para ti!" Esta foi a prenda que a "Maria" me deu. Ela vive no bairro onde costumo ir. Guardei-a com muito carinho. Quando ela viu, com os seus olhos negros, bem abertos, disse-me: "Guardaste?" E com um sorriso lindo e os olhos a brilhar, olhou para mim e, sem palavras, disse: "Obrigada!"

Este domingo estive no bairro. Mais uma vez vivi momentos muito bons e aprendi muito. Não foi apenas a pedra - que está no altar do meu quarto -, mas tudo o resto que fez parte daquela tarde abençoada pelo Pai. Foi bom perceber como as pessoas gostam de nós e já dizem "temos saudades vossas", apesar de irmos lá regularmente. Foram muito bons os momentos de brincadeira, o jogo do "é uma boa acção ou não", do colo, do carinho que dei e recebi, da ida, com o padre, a casa da senhora com Alzheimer que pedia muito a visita de um pároco; da ida a casa do "Manuel" que, apesar da paralisia cerebral, nos sorri cada vez que nos vê, da "Manuela" que já recuperou da leucemia e já arranjou emprego...

É assim a missão. Pequenos grandes gestos que nos fazem amar a terra que pisamos (mesmo que seja um bairro de lata com casas feias e sem condições e com um cano de esgosto onde as crianças brincam) e as pessoas que lá vivem. Amamos porque em cada pedaço de terra, em cada uma daquelas pessoas está Jesus a sorrir para nós e a pedir-nos que O amemos através daqueles que mais precisam de carinho e atenção.

(Os nomes são fictícios para proteger a privacidade destes meus amigos)

10 comentários:

Anónimo disse...

e podes ter certeza que o Jesus a sorrir em cada rosto também é o Jesus agradecido, pois Ele mesmo o dissera: "quando fizerdes o bem ao menor destes pequeninos, é a mim que o fizestes"...
Jesus anda bem alegre contigo!
beijos

silvino disse...

a descrição q fazes parece saída de uma fotografia de áfrica.. ou de outro lado qlq q nao este "jardim à beira mar plantado".. obrigado pela partilha, para não deixar adormecer o cristão q por aqui passa e te lê :)

ah! a pedra tem msmo aspecto de ser mágica ..especial :D

joaquim disse...

Olá Maria João

Fui "premiado" e para não "ficar só" "premiei-te" a ti também...

Queres lá ir buscar o teu "prémio"?

Está tudo bem?

Abraço amigo em Cristo

J disse...

Maria João,

Rezo pelos teus amigos, e agradeco Lhe pela tia presença na minha vida e na dos que te rodeiam, obrigado por te deixares guiar por Ele, e por seres um instrumento de Deus.

Um grande beijinho, rezo por ti

Anónimo disse...

Esses teus amigos, os mais queridos de Jesus, chamam-te para bem perto dEle. Aproveita e sorri-Lhe :)

Continuação de bom trabalho Mª João e um bjinho.

Albertino disse...

Olá, paz e bem!

Na vida vamos aprendendo que são os pequenos gestos que tornam grande a dignidade do Homem. As pedras que tantas vezes nos são insignificantes ganham novo vigor quando nelas está presente passo a passo do que somos capazes de construir junto dos que precisam dos nossos pequenos/grandes gestos.
Obrigado por este blog e por estas partilhas.
É bom saber que não somos únicos neste caminho de ser importante na vida de alguém, afinal é esse o desafio de Cristo.

Para todos um abraço de paz e bem.

Frei Albertino O.F.M.

Anónimo disse...

continua na tua caminhada.
tás no sentido certo, no sentido da salvação!
boa...
assim mesmo Maria...!
Deus fica muito alegre com o teu gesto e tb os que recebem carinho da tua parte.

Abraço linda.
bjss e boa semana.

Ver para crer disse...

Belo trabalho esse em favor dos mais pobres!
Sei do que falo...

Paulo disse...

Fazes um trabalho voluntário, como tantas outras pessoas sem rosto ou nome, que enaltecem o nome de Deus, a todos vós um grande bem aja por esse trabalho. Pena é haver tantos cristãos que apenas o são para aquilo que dá jeito.

Elsa Sequeira disse...

Linda!!
Que lindo!! Fico muito contente de tudo estar a correr tão bem! Que maravilha!!!

Olha a história da pedra...identifiquei-me, porque este verão também pedi a alguém muito especial que me trouxesse uma pedra, daquelas paragens longinquas...e guarda-o com todo o carinho, para mim... asimples pedra, tem mais valor que um diamante, é sério!

Continua com a força de Cristo!
bjts