sábado, dezembro 08, 2007

Onde precisas de Mim, Jesus?

Ser leiga, comprometida com Cristo. Em oração, palavra e acção missionária. Há quem diga que não se trata de uma vocação, porque não implica compromisso. Mas... será mesmo assim?
Olhando para a Igreja, para o mundo, sente-se cada vez mais o apelo que o Papa lançou recentemente: são precisos leigos co-responsáveis que sejam o Rosto de Cristo.

Sou leiga e comprometida com Cristo. Não me digam que não tenho compromisso com Ele. Tenho. Posso não ser consagrada, mas comprometi-me e renovo o meu compromisso todos os dias: "Jesus, molda-me e mostra-me onde precisas de mim!". Acreditem que o que não falta é situações onde posso ser o Rosto de Cristo, quer seja através de oração, palavra ou acção missionária. O caso do sr. José, por exemplo, começou à saida de um café. E, como esta situação, muitas outras acontecem onde menos se acha que vamos ouvir o apelo de Cristo: "Ajuda-Me!"

Precisamos de pessoas consagradas, mas também de leigos que, apesar do seu trabalho, dos seus estudos, estão comprometidos com Cristo. Vivem diaramente o apelo de "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" e de anunciar a Sua Boa Nova por toda a terra. Não estou só a falar das actividades habituais da paróquia. Estou também a falar de arregaçar as mangas e ir às prisões, aos bairros degradados, à vizinha do lado que precisa de ajuda, etc.

Isto não é um sonho. Já acontece. Muitos leigos estão comprometidos com Cristo e querem segui-Lo, sendo o Seu Rosto, cá e lá fora. Muitas vezes, sem grandes apoios, mas fazem-no. É altura de vermos este compromisso com Cristo que, acreditem, é uma chamada de Deus. Lá está, todos somos precisos, sacerdotes e irmãos, irmãs e leigos. Para que "todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti, para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste" (Jo 17, 21 - http://www.paroquias.org/biblia/?c=Jo+17).

6 comentários:

Elsa Sequeira disse...

É isso mesmo!
Muita força para ti!
Continua!


bjtssss

silvino disse...

orgulho (nao presunçoso) em ser de cristo ..hoje soube-me especialmente bem ler as tuas palavras(:

Filha do Mar disse...

nao sou de cristo, mas já fui... deixei de ser pork é uma religiao k me suscita mtas duvidas.

bjs

Ver para crer disse...

De leigos assim é que o mundo precisa.
Homens e mulheres que não se ficam em ir à Igreja mas testemunham Cristo nas suas vidas.´Parabéns!

Paulo disse...

Cristo e sua Mãe precisam de leigos como tu e outros tantos que, abnegadamente sirvam de espelho das palavras d´Ele e transmitam aos outros a Fé e Esperança do Reino dos Céus. Por vezes, realmente não é preciso muitos fundos, para isso, basta querer.

Paulo Costa disse...

O compromisso com Cristo revela-se num relacionamento íntimo e interactivo com Ele, baseado na fé, confiança, amor, esperança...E manifesta-se na palavra, oração, amor ao próximo, negar-se a si mesmo...
"Leigos" somos todos nós que estamos envolvidos e comprometidos com Cristo num processo de crescimento e aperfeiçoamento espirituais contínuos.«Mas todos nós, com o rosto descoberto, reflectindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.» - (II Coríntios 3:18)