terça-feira, janeiro 09, 2007

Meu Deus, dai-nos voluntários!
Hoje quero deixar um apelo. Se não estão em condições de ajudar, por favor, divulguem-no.

As unidades de saúde portuguesas estão a precisar de voluntários. Principalmente nas urgências. A Saúde não está bem de saúde como se sabe, mas com mais voluntários é possível dar mais dignidade aos doentes.

No outro dia tive de levar uma amiga ao hospital. O que mais me chocou foi ver pessoas, sem ninguém, a precisarem de ajuda. Para irem à casa-de-banho, para levarem a maca, para fazerem um telefonema a um familiar, para ouvirem uma palavra amiga… Aquelas pessoas estavam desesperadas. Já não bastava a doença e ainda por cima estavam sozinhas. Enquanto que na parede estava escrito “Queres ser voluntário?”…

Mas isto não acontece só nos hospitais. Nos centros de saúde também. Infelizmente, ontem fui lá parar. Aí é que não há mesmo nenhum voluntário. E se as pessoas precisam! Principalmente as de idade! Nem que seja para lhes irem carimbar a receita. Sim, estive mais de meia hora para me carimbarem uns papéis…

Se tiverem possibilidade de ajudar, façam-no. Se não, passem palavra. Também é uma forma de ajudar. Que Deus vele por todos os doentes!

7 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Olá!!
Bonito apelo!!


:))

Paulo disse...

Sou a favor do Voluntarismo mas, aquele que é praticado abnegadamente, sem segundas intenções. Digo isto porque se vê na televisão muitas voluntárias a falarem mas, 99% são "tias finas" bem arranjadas que querem aparecer e no fim, que realmente trabalha no voluntariado são outros, anónimos por certo, e que não têm voz...apenas o seu contributo. Por isso disse, sou a favor mas daqueles que trabalham realmente. Boa semana em Cristo.

Anónimo disse...

Já entrei em hospitais, urgências e procurei onde estava a assistência a Cristo sofredor no rosto dos doentes. às vzs, encontrei-o, outras não...+ 1 desafio ao amor a Deus no amor gratuito aos homens.
abrç

Anónimo disse...

Maria João,

Grande ideia, grande apelo! Sejamos capazes de ajudar os doentes e seguir Cristo no Amor aos pobres, porque podemos dar tanto aos outros.

Ás vezes sou precisam de uma palavra amiga, de um abraço, de um tempinho ao seu lado, acham que é pedir muito?

Um grande beijinho em Cristo

erute disse...

Por incrivel que pareça não tinha noção que também nas urgências dos hospitais/centros de saúde há voluntários (felizmente entro lá poucas vezes e acompanhada).

Vou tomar a liberdade de colocar a ligaçao a este teu post no meu blog. E vou passar palavra.

Catarina disse...

Sabia que existia voluntariado nos hospitais, mas não sabia nas Urgências. Gostaria de saber onde mais nos podemos dirigir e o que fazer/como fazer.

Por certo, falarei a quem conheço e também no meu Grupo de Jovens.
Abraço amigo,
Cat*

Anónimo disse...

Jesus eu te amo,para sempre te amarei,Deus eu sei que não sou o certo com o sr me quer que eu seja mas jamais na minha vida não quero perde-lo sem o sr não sou nada nessa vida Amo-te meu pai meu Sr Jesus amo-te no fundo meu coração. Ame.