segunda-feira, janeiro 22, 2007

Um grande missionário que se tornou santo

Hoje festeja-se a solenidade de S. Vicente Pallotti. É um santo pouco conhecido, mas foi um grande exemplo na Terra. Um exemplo que todos nós devemos seguir. Claro que não é fácil ser como ele, mas, pelo menos, inspiremo-nos na sua missão.

Pallotti, desde pequeno, que viveu para seguir a palavra de Deus. Rezava bastante. Uma das suas orações preferidas era a Nossa Senhora, Rainha dos Apóstolos. Quando se tornou padre, andava com uma imagem da Nossa Senhora na mão e sempre que as pessoas lhe pediam para beijar a sua mão, era a imagem de Maria que beijavam.

Para além da oração, Pallotti vivia para os outros. Um dia quando ia para casa viu um rapaz descalço. Sabem o que ele fez? Tirou os sapatos e deu-os. Sabia que em casa tinha outro par. Aquele seu irmão em Cristo não tinha. Gestos como estes é o que há mais na vida deste grande missionário. Um missionário que defendia que todo o baptizado deve ser um missionário.
Levou tão a sério a sua missão que morreu por amor. Depois de sair de uma missa, viu um pobre cheio de frio. Nesse dia estava a chover muito. Pallotti não podia ver aquilo. Tirou a sua capa e deu-lha. Apanhou uma pneumonia e morreu.
Este santo é o autor de uma frase que eu acho maravilhosa e que dá o nome a este blog. Assim, peço a Ti, S. Vicente pallotti, rogai por todos nós a Jesus, para que sigamos o teu exemplo de amor e entrega ao Pai e que consigamos viver como sempre defendeste: com "Deus em tudo e sempre".

2 comentários:

caminante disse...

Está hecho. Rezaré más para que la victoria de la vida sea total. Hemos de rezar por la conversión de los corazones.
Seguro que vencerá la vida y el sentido común.
Un fortísimo abrazo.

Padre Vítor Magalhães disse...

Há muitos testemunhos maravilhosos de amor, de fé e esperança,... este canto dque partilhas é muito precioso.