quarta-feira, janeiro 17, 2007

Há sempre tempo para rezar
Continuando a meditar sobre a oração... Muitas vezes diz-se que não se tem tempo para rezar. Mas se pensarmos bem, quando se reza, ou seja, quando se fala com Deus, não tem de ser com formalidades, não temos de marcar hora com a secretária, não precisamos de muitas palavras. Basta falar. estejamos na igreja, na sinagoga, na mesquita, na rua, nos transportes, na fila de trânsito...
Tenho estado a pensar como estes momentos são tão importantes e como enriquecem a nossa conversa com o Pai. Em todos estes sítios, principalmente na rua, estamos em contacto com as mais variadas pessoas. Cada uma com as próprias necessidades. Podemos não perceber quais são, mas mesmo assim podemos pedir por elas.

É fora do nosso quarto que conseguimos olhar à nossa volta com olhos de ver e perceber quem está a precisar da nossa oração ou agté de um sorriso ou de um gesto amigo. É cá fora que conseguimos ver um olhar triste, às vezes desesperado, um irmão com fome, aum irmão com frio, um irmão em plena solidão, um irmão doente...

O nosso quarto deve ficar para o silêncio e para a meditação. Sim, não esqueçamos que falar com Deus também implica ouvi-Lo. além disso, já pensaram como arranjamos sempre tempo para falar com Ele quando as coisas correm mal para o nosso lado?

5 comentários:

Laurie Queiroz disse...

É isso mesmo, não precisamos de formalidades para falar com Deus, mas se faz necessário que entremos no nosso quarto, fechemos a porta e oremos. E Ele nos falará e nos confortará. Depois disso passamos a olhar o outro com um outro olhar, pois se dissermos que amamos a Deus e não amamos oirmão, somos mentirosos.

É sempre bom receber sua visita, vá sempre que puder. Um abraço.
Laurie

sedente disse...

A oração é uma elevação da alma, uma conversa amiga e confiante com Deus, que pode ser feita em qualquer lado, em qualquer momento...basta dispôr o coração ao encontro com Ele.
Ás vezes precisamos de referências para aprofundar a nossa oração...os santos do Carmelo são excelentíssimos mestres nisso.
A net e as livrarias possibilitam conhecê-los mais...por isso...toca a pesquisar.

J disse...

Maria João,

Tem razão a oração não pode nem deve ser restringida ao nosso cantinho, pode ser feita em qualquer lado, porque Ele está sempre connosco, ( Já viram a vantagem? Podemos falar com Ele em qualquer lugar ! ), se rezarmos noutro local, até podemos pedir por pessoas diferentes, pediremos pelo que observamos, pediremos e agradeceremos mais atentos ao que nos rodeia. Deixemos o nosso quarto para momentos de reflexão e de meditação, porque também esses são necessários.

Tenho gostado muito desta sua reflexão sobre a oração.

Um grande beijinho em Cristo

Elsa Sequeira disse...

Olá!!

Claro que não precisamos de formalidades, a Oração deve ser constante e no dia à dia em quaquer lugar, em qualquer estado de spírito! Ele está sempre connosco, estejamos nós também sempre com Ele!


bewijinhos!!!

:))

P.e Júlio da Costa Gomes disse...

Admiro a tua fraternidade e caridade para com os nossos irmãos. Rezar pelos outros é querer-lhes bem. Boas orações