segunda-feira, agosto 12, 2024

 

Cristão também pode ter ansiedade!

 


Vamos parar com o jugo pesado de se achar que o cristão não pode ter ansiedade. Não me refiro à ansiedade normal, mas à que se torna uma perturbação psicológica. Aquela que causa um enorme sofrimento e que incapacita a pessoa de fazer as coisas mais banais.

O cristão não está livre deste ou de qualquer outro problema psíquico. Mas, admito, tem a mais-valia de ter a fé e o amor por Jesus e de ter a Palavra de Deus que, até já no Antigo Testamento, nos ensina a prevenir e a lidar com a ansiedade. Partilho estes dois vídeos de uma psicóloga católica, que têm ajudado muitas pessoas.

Atenção: estamos a falar de um problema que pode ser muito incapacitante e que exige a procura de apoio médico e psicológico. Estes vídeos são apenas uma ajuda, não substituem o acompanhamento individual.

Estratégias comportamentais para lidar melhor com a ansiedade - https://www.youtube.com/watch?v=YBA2dafcIXo

Use a ansiedade a seu favor - https://www.youtube.com/watch?v=1S6g4oUJY0s

 A quem ainda acha que a perturbação da ansiedade (a depressão, fobias, entre outras) são “frescuras” da pessoa, sobretudo da cristã, peço que pare para pensar que pode estar errado. O sofrimento é demasiado grande e merece o maior respeito…

Deus vos abençoe!


 

Sem comentários: