terça-feira, setembro 28, 2021

 

A dieta ioiô e … a Fé ioiô



Meditando sobre a saída do povo israelita do Egipto, onde eram escravos, e a sua caminhada ao longo do deserto, lembrei-me das dietas ioiô. Começa-se com muita garra, fazem-se mil e um sacrifícios, mas depois volta-se facilmente atrás e fica tudo na mesma.

O povo israelita foi libertado da escravidão, aconteceram vários prodígios que provaram que Deus estava com eles, ultrapassaram muitos obstáculos, mas bastava haver uma contrariedade e lá se ia a fé, tendo chegado inclusive a adorar um bezerro de ouro. (Livro do Êxodo)

Hoje em dia é muito fácil apontar o dedo aos israelitas. Mas será que a nossa fé também é assim? Quando estamos felizes, louvamos a Deus ou esquecemo-nos Dele? Quando estamos a passar por uma provação, rezamos sem cessar, continuando a louvar, ou acusamo-Lo de ser injusto e de se esquecer de nós? Nos momentos maus, recordamos as coisas boas que Deus nos dá todos os dias e de como até de coisas menos boas consegue fazer uma boa obra?

Deixo estas perguntas para meditarmos – sim, também eu – e para, sem vergonha ou medo, ver como vai a nossa fé. Caso não ande lá muito bem, só existe uma saída: pedir a Deus que aumente a nossa fé. Desistir ou achar-nos indignos do Seu Amor e Misericórdia não é solução.



1 comentário:

António Ladrilhador disse...

Trata-se, unicamente, de uma ideia menos alinhada, é certo. Mas, em lugar de simplesmente 'acreditar' que Deus existe, que tal demonstrar a Sua existência no domínio do conhecimento, a tal linguagem que até os céticos entendem? E o que responderemos àqueles que negam, até, a existência deles próprios e do Universo? Por falar em Universo, como o gere Deus?
Procurei responder a estas questões em https://mosaicosemportugues.blogspot.com/p/indice-da-seccao-vida.html, onde encontrará também uma reflexão sistemática sobre a eterna questão 'Esposas, sede submissas' em Sobre temas sociais, talvez lhe interesse https://mosaicosemportugues.blogspot.com/2021/09/esposas-sede-submissas-pois.html.
Terei o maior gosto em ler o que lá quiser comentar.
Votos de um bom fim-de-semana.