quarta-feira, dezembro 16, 2020

 

“Partiram o meu Menino Jesus!”

Devia ter 4 ou 5 anos, mas nunca mais me esqueço daquela noite de Natal. Estávamos todos na sala e um dos meus familiares partiu, sem querer, o Menino Jesus. Chorei imenso e só dizia: “Partiram o meu Menino Jesus!” Recordo-me bem que a maior mágoa que senti naquele momento foi não terem tido cuidado com a imagem de Jesus. Fiquei ainda mais triste, porque todos me diziam que não fazia mal, bastava colar. Mas na minha cabeça de criança, achava que os adultos não queriam saber de Jesus.

Recordo este dia todos os anos e penso nas palavras de Jesus: “Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu.” (Mt 18, 3) Este ser como crianças pode levar-nos a meditar em muitas coisas, nomeadamente até que ponto, em adultos, O defendemos à frente de todas as pessoas, sem sentir vergonha…

Mas, nos últimos tempos, tenho meditado sobretudo na ternura e no amor que Jesus nos quer mostrar, enquanto O contemplamos nas palhinhas deitado. Este ano de pandemia tem contribuído para a disseminação de muitas profecias – algumas verdadeiras outras falsas –, umas para nos alertar e nos levar a mudar para melhor, outras apenas para nos assustar e provocar a busca de Deus através do medo. Isto de buscar Deus por medo, deixa-me sempre angustiada…

Quem estuda a Palavra de Deus e a História sabe que estamos a passar por grandes provações e que há avisos que não devem ser ignorados; contudo, Deus não quer que tenhamos medo Dele. Ele quer que sejamos como as crianças que se apercebem da Sua ternura e amor e que, por isso mesmo, O querem conhecer e tocar.

Neste Natal deixemo-nos inundar pelo Menino que nos olha e diz: “Vem a Mim, ouve os meus avisos, aprende, mas sempre em paz. Não tenhas medo de Mim!”


PS: No site santidade.net do P.e Sousa Lara podemos ler o que Jesus – e não só Ele – disse à apóstola Anne. Mostra bem como é possível o equilíbrio entre Justiça e Amor. Leiam Direction of Our Times. santidade.net

 

Sem comentários: